A pandemia mudou diversos hábitos — alguns de forma consciente e outros nem tanto. Exemplo disso foi o aumento do tempo em frente as telas. Ensino à distância (EaD), home office, maratonas de streaming e mais tempo nas redes sociais, por exemplo. Tudo isso virou indispensável para sobreviver a 2021. E deve ser assim em 2022 também.

Pensando nisso, o Gizmodo Brasil preparou algumas dicas para ajudar você a ter uma vida digital mais saudável no próximo ano.

Notificações

Desligar todas as notificações de redes sociais, e-mail, apps de comunicação — pelo menos durante a noite. Não ter um sinal sonoro e visual alertando você constantemente pode ser o suficiente para passar um (necessário) longe das telas.

Redes sociais

Criar horários para verificar as redes sociais, e-mail e tentar diminuir o tempo de consumo de feeds. Definir quanto do seu tempo diário quer dedicar para navegar nas redes sociais também pode ajudar. Existem aplicativos que limitam o uso de certos apps — como Forest, Moment e Freedom. Mas quem não quer investir tanto assim nisso pode apenas colocar um alarme no celular. Funciona.

Pausa para as notícias

Definir momentos do dia para se informar com qualidade, consumindo informações de mídias especificas (jornais, newsletter, blogs, sites especializados), pode ser uma forma de ficar longe dos feeds de redes sociais. Fazer isso ajuda você a ficar longe de conteúdos que não agregam tanto — e, principalmente, que dão aquela sensação de tempo perdido.

Assine a newsletter do Gizmodo

Dificulte o clique

Evite ter na tela inicial os aplicativos das redes sociais. Quanto mais a sua área de trabalho estiver limpa, melhor. Como tiramos o telefone do bolso algumas dezenas de vezes todos os dias, olhar para o mesmo conjunto de ícones pode tirar sua atenção — e fazer com que você abra esses apps sem pensar.

Dia off

Muita gente trabalha com o smartphone e fica o dia inteiro na frente do computador. Mas é possível escolher ao menos um dia para se afastar das telas, seja no final de semana ou dia de folga. Procure fazer algo que esteja fora do meio digital e usar dispositivos eletrônicos apenas para o que for estritamente necessário. Lembre-se: sempre há algo legal para fazer lá fora.