_Curiosidades

Conheça a dieta de Gino, 22 anos, o cão mais velho do mundo

O cãozinho foi adotado pelo norte-americano Alex Wolf, de 40 anos, há duas décadas, quando estava na universidade. Confira os detalhes da vida de Gino

gino cão mais velho do mundo

Imagem: Reprodução/Acervo Pessoal

Com 22 anos e quase três meses, o pequeno Gino, uma mistura de chihuahua, nasceu em 24 de setembro de 2000. Segundo informação recente do Guinness World Records, é o cachorro mais velho da Terra. Gino, porém, não bateu (ainda) o recorde de todos os tempos. O título pertence ao pastor australiano Bluey (1910-1939), que viveu até os 29 anos e 5 meses.

Seu tutor, o norte-americano Alex Wolf, agora com 40 anos de idade, adotou Gino há 20 anos, junto com seus colegas de quarto na Universidade do Colorado, no canil da Boulder Humane Society. Após o segundo ano da faculdade, Alex levou Gino para a casa de sua família em Los Angeles, Califórnia, onde ele continuou até que o dono se formasse.

A dieta da longevidade de Gino

Ao longo dos anos, Alex misturou bastante a dieta do cão. Ele ficava cansado de comer sempre as mesmas comidas, então o dono tentava modificar suas refeições. O segredo é uma mistura de alimentos macios e duros, bem como uma variedade de alimentos enlatados e salpicos de comida humana.

Mais recentemente, Alex passou a preparar todas as refeições de Gino. Frango cozido e cenoura com arroz é um dos favoritos do cãozinho. Devido a problemas gastrointestinais, ele também come uma ração especial para os rins. Para beber, Alex prepara para Gino uma mistura especial: leite de cabra com pó de abóbora polvilhado e óleo de peixe.

Como um cão idoso, sua visão e audição não são mais como antes. Gino também tem um tumor na glândula adrenal, que vem sendo acompanhado. Entretanto, apesar de algumas dificuldades com a saúde nos últimos anos, ele sempre reagiu bem ao tratamentos médicos. Recentemente, Gino foi levado ao veterinário e todos os seus testes voltaram “passando com louvor!”

O conselho de Alex para criar um cachorro longevo é “amá-lo incondicionalmente e garantir que ele seja sempre bem cuidado”. “Mantenha-os ativos, alimente-os bem, mostre-lhes muito amor. Faça massagens nas costas, coce os lugares preferidos”, recomenda.

Sair da versão mobile