Gata de 27 anos é a nova recordista do Guinness World Records; ela já teve 4 donos

Flossie, como é chamada, está em boas condições de saúde, embora apresente problemas de visão e surdez; conheça sua história
Idade dos gatos - Gata de 27 anos é a nova recordista do Guinness
Imagem: Cats Protection/GWR/Reprodução

Os gatos domésticos costumam viver entre 12 e 18 anos. Alguns, para a felicidade dos tutores, ultrapassam essa idade, proporcionando alegria às famílias anos a fio. Esse é o caso de Flossie, uma gata que desafiou a lógica e já se aproxima de seu 27º aniversário

Flossie nasceu no dia 29 de dezembro de 1995. Agora, a felina foi consagrada pelo Guinness World Records como a gata mais velha do mundo. Apesar da idade, a senhora tem uma boa saúde, embora esteja surda e apresente alguns problemas de visão.

Também pudera, a idade da gatinha a coloca no mesmo patamar de um humano de 120 anos. A pessoa mais velha reconhecida pelo livro dos recordes foi Jeanne Calment, uma francesa que viveu por 122 anos e 164 dias.

Flossie teve diferentes casas ao longo da vida. Quando filhote, vivia nas redondezas de um hospital em Merseyside, no Reino Unido, com outros gatinhos. Os funcionários da instituição resolveram adotar os animais e, em 1995, Flossie foi viver com seu primeiro tutor. 

Dez anos se passaram e seu companheiro faleceu. Então, a gatinha foi viver com a irmã de seu antigo dono. Ela ficou 14 anos na nova casa, até o fim da vida da segunda tutora. 

Aos 24 anos, Flossie foi viver com o filho da tutora anterior, mas as dificuldades em cuidar de um animal idoso levaram o novo dono a entregar o animal à uma associação de proteção de gatos em Tunbridge Wells, na Inglaterra, três anos depois. Uma escolha difícil, mas pensada para o bem-estar da felina.

Neste ano, Flossie foi adotada por Vicki Green, que já havia cuidado de um animal idoso. Ela descreve a gatinha como carinhosa, brincalhona, adaptável e comilona. Além disso, a felina tem um item favorito dentro de casa: um cobertor amarelo.

Flossie, no entanto, não é considerada a gata mais velha que já existiu. Esse título pertence a Creme Puff, um felino texano que nasceu em 3 de agosto de 1967 e viveu por 38 anos e 3 dias. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas