Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam nesta semana, com 200 países disputando pela medalha de ouro em 45 esportes diferentes. Este ano, duas novas modalidades estreiam nas Olimpíadas: o Caiaque Cross, de canoagem, e o Breaking, um estilo de dança.
No caso do Breaking, ele é um estilo de dança urbana que se originou nos Estados Unidos, mais especificamente no Bronx, em Nova York, na década de 1970. A dança se inspira no hip-hop, caracterizado por movimentos acrobáticos, footwork estilizado e um DJ e MC (mestre de cerimônias). As primeiras competições internacionais surgiram nos anos 1990, popularizando a dança entre o público geral.
Por outro lado, nas Olimpíadas, o breaking se destacou nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude em Buenos Aires, em 2018. Após seu sucesso no evento, o COI (Comitê Olímpico Internacional) adicionou a modalidade nas Olimpíadas de Paris 2024 como um novo esporte.
Regras do Breaking
Nos Jogos Olímpicos 2024, a competição de Breaking será dividida para atletas homens e para atletas mulheres. 16 B-Boys e 16 B-Girls se enfrentarão em batalhas solo usando movimentos como 6-step e freezes, por exemplo, improvisando no ritmo das músicas do DJ de acordo com seu estilo.
As mulheres serão as primeiras a competir, em 9 de agosto, enquanto os homens disputam em 10 de agosto, na Place de la Concorde. Ambos os dias começam com uma fase de todos contra todos, com quatro grupos de quatro pessoas. Os dois primeiros de cada grupo vão para as quartas de final, posteriormente seguidas pelas semifinais e pelas batalhas por medalhas.
As pontuações se baseiam em cinco categorias: musicalidade, vocabulário, originalidade, técnica e execução. Assim, cada uma compõe 20 por cento da pontuação. As batalhas em melhor de três, ou throwdowns. Cada atleta, por sua vez, tem 60 segundos para terminar uma coreografia em um throwdown.
Além disso, os breakers selecionados foram escolhidos através do campeonato mundial de 2023, dos Jogos continentais (África, Ásia, Europa, Pan-Americano e Oceania) e da Série Qualificatória Olímpica, em Xangai e Budapeste, em maio e junho.
Veja o calendário do esporte nos Jogos Olímpicos de Paris aqui.