A internet mudou, e o seu visual também. Se antes o design da web tentava chamar a atenção do usuário com telas coloridas, muita informação e movimento, hoje tudo tende a seguir uma linha mais clean — com mais clareza na apresentação de informações, além de maior foco na usabilidade.

Como destaca a revista Fast Company, um estudo analisou 200 mil sites atuais e antigos e descobriu que 70% dos sites são similares entre si em termos de cores, layout e tipografia.

Com o objetivo de resgatar os padrões dos sites dos anos de 1990, nasceu em abril deste ano o site Clover Cities. Seu slogan entrega a missão: “Celebrando a criatividade do início da web”.

Na plataforma, você pode criar seus próprios sites de forma gratuita. Não é necessário que o usuário domine programação para personalizar sua página da maneira que quiser. É possível também fazer uma lista de gostos – cores, música, filmes, comida – e deixar que o site crie uma página para a web levando em consideração as suas preferências.

Existe a possibilidade de personalizar cursores, colocar música no fundo e até mesmo incluir o clássico “contador de visitas”, tão comum em sites da época. Depois de tudo personalizado e do gosto do usuário, este pode levar o site criado no Clover Cities para seu próprio domínio. Que nostalgia, não?