Agora você pode visitar websites só usando emojis

O navegador de internet do Opera passou a oferecer suporte a URLs que utilizam somente um conjunto de emojis. Será que essa moda pega?
Agora você pode visitar websites só usando emojis
Imagem: Opera/Divulgação

A partir de agora, os usuários do navegador Opera podem acessar endereços na internet digitando apenas uma sequência de emojis. Segundo a empresa, a novidade busca “trazer um novo nível de criatividade para a internet”.

Na prática, não será mais preciso digitar o “www” ou “.com.br” para acessar esses sites –apenas uma sequência de emojis (como na imagem que ilustra esta matéria).

O recurso foi adicionado em parceria com a Yat, uma empresa que vende domínios baseados em emoji, assim como o Registro.br faz com os domínios tradicionais.

Essas strings têm entre um e cinco emojis exclusivos e são chamadas de “Yats”.

“Já se passaram quase 30 anos desde que a internet foi lançada ao público, e não houve muita inovação no espaço de weblinks: as pessoas ainda incluem .com em seus URLs”, diz Jorgen Arnesen, vice-presidente executivo de mobile da Opera.

Celebridades entram na onda

Com essa integração, o Opera se tornou o primeiro a simplificar a visita a uma página baseada em Yats.

Em outros navegadores, os usuários ainda precisam digitar o prefixo “y.at/” antes da sequência de emojis. Já no Opera, basta digitar os emojis.

Algumas celebridades, principalmente do ramo musical, já compraram Yats para hospedar sites ou realizar ações promocionais.

É o caso da Kesha (🌈🚀👽), Steve Aoki (🎂🎵) ou Lil Wayne (👽🎵). Também é possível ouvir o podcast “Questlove Supreme”, no iTunes (❓❤️).

A Yat acredita que as sequências de emojis podem ajudar as pessoas a personalizar suas identidades online e dar às celebridades mais visibilidade na internet.

Tokenização dos emojis

A Yat vende os endereços com valores que variam de alguns dólares a centenas de milhares de dólares. O mais caro foi vendido por US$ 425 mil, no ano passado.

Os proprietários podem tokenizar esses endereços como um NFT na blockchain Ethereum para posterior venda.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas