_Tecnologia

Conheça o Cybercab, o táxi 100% autônomo da Tesla

O Tesla Cybercab é um veículo autônomo sem volante e pedais desenvolvido exclusivamente para o transporte de passageiros.

Conheça o Cybercab, o táxi 100% autônomo da Tesla

Na noite desta quinta-feira (10), a montadora americana Tesla apresentou o Cybercab, um veículo autônomo sem volante e pedais, desenvolvido exclusivamente para o transporte de passageiros. A empresa vinha prometendo mostrar “robotaxi” ao mundo desde 2019. Porém, seu anúncio sofreu uma série de adiamentos, inclusive, um dos mais recentes ocorreu agosto deste ano.

O veículo é um dos projetos mais ambiciosos da empresa e, de acordo Elon Musk, o anúncio é um passo importante para os planos de formar uma frota de veículos para transporte de pessoas que poderão ser contratados facilmente via aplicativo.

Além disso, proprietários dos modelos poderão disponibilizá-los para transporte por app e receber compensações financeiras pelo serviço. Na apresentação, o bilionário revelou ainda que o carro utiliza tecnologia de inteligência artificial. Ela funciona com um conjunto de câmeras e não dispõe de nenhum equipamento de hardware adicional para operar.

Este ponto é bastante controverso, uma vez que empresas concorrentes no segmento de veículos autônomos investem também na instalação de sensores adicionais para assegurar a integridade dos passageiros, pedestres e outros veículos em vias públicas.

Confira no vídeo:

A Tesla espera promover uma revolução no transporte urbano com os novos carros, que estão previstos para serem produzidos em massa a partir de 2026 por um preço abaixo de US$ 30 mil.

Elon Musk, chegou ao local da apresentação “We, Robot”, que aconteceu nos estúdios da Warner Bros., em um dos automóveis, que tem design “futurista” e lembra bastante o conceito visual do Cybertruck. Cada um dos Cybercabs possui portas que se abrem em um movimento ascendente e tem capacidade para dois passageiros.

Porém, ao contrário de outros veículos da Tesla, os táxis autônomos não possuem plug para carregamento. A bateria é recarregada por tecnologia de indução, o que elimina a necessidade de fios.

O veículo ainda depende da autorização de entidades regulatórios americanas, mas Musk espera que a regularização do sistema Full Self-Driving, o piloto automático, nos veículos Model 3 e o Model Y nos estados do Texas e Califórnia já no ano que vem, o que deve pavimentar o caminho para a aprovação das operações do Cybercab.

Tesla apresenta de surpresa a nova Robovan e os robôs Optimus

A empresa também surpreendeu quem esperava apenas o lançamento do Robotaxi e apresentou também a Robovan, um veículo autônomo capaz de transportar até 20 pessoas ou carga. O design também é bastante futurista, mas a montadora não apresentou muitos detalhes.

Além disso, quem também deu as caras no evento foi o robô humanoide Optimus. Ele interagiu com o público, bateu papo, dançou e até serviu bebidas para os convidados. A Tesla desenvolveu a máquina a fim de ajudar seres humanos em tarefas domésticas corriqueiras.

 

Confira a íntegra do evento a seguir:

VEJA TAMBÉM:

Sair da versão mobile