Esqueça Photoshop. Esta demonstração em vídeo é tão impressionante que desafia a lógica e a razão. O que está sendo demonstrado é um software de vídeo que consegue identificar pessoas e modificar os seus atributos físicos automagicamente. E sim, ele tem um ajuste para tamanho de peito.

De fato, a demonstração é tão incrível que eu no início pensei se tratar de uma piada.

Mas o MovieReshape é muito real. O Giz US falou dele semana passada, mas esta demonstração é que mostra o que ele consegue mesmo fazer: transformar Preta Gil em Christina Hendricks — ou quase.

Criado por Arjun Jain, Thorsten Thormählen, Hans-Peter Seidel e Christian Theobalt no Max Planck Institut Informatik, o sistema permite manipular facilmente "o formato e proporções do corpo de um ator humano em material arbitrário em vídeo". Nível muscular, medidas de busto e cintura, altura e peso, entre outras coisas, podem ser modificados apenas usando controles deslizantes em um painel virtual.

Como funciona

Primeiro, o MovieReshape identifica os atores humanos em um trecho de vídeo usando reconhecimento de formas. Ele compara as formas que vê no vídeo com um enorme banco de dados de modelos humanos. Feito isso, o programa cruza o modelo 3D adequado com a posição do ator no vídeo, apresentando os diferentes controles para alteração da forma do modelo.

Quando o usuário altera um parâmetro, como a altura do modelo ou o nível muscular, o software deforma a imagem do ator para bater com a do modelo, de forma realista. A qualquer momento, você pode renderizar o vídeo com estas modificações.

Em outras palavras: nunca mais, em hipótese alguma, confie em nada que você ver em vídeo. Só por precaução. [Max Planck Institut Informatik]