Conheça o vírus que transforma pombos em “zumbis” no Reino Unido
Pombos que habitam um santuário na ilha de Jersey, no Reino Unido, preocuparam pesquisadores após adotarem comportamentos estranhos, caminhando com pescoços torcidos e asas trêmulas. O comportamento zumbi está sendo associado ao paramixovírus (PPMV), patógeno que afeta o sistema nervoso das aves.
A doença, identificada em animais do a JSPCA Animal’s Shelter (Abrigo da Sociedade para Prevenção de Crueldades aos Animais de Jersey, na sigla em inglês), é mais comum em aves de cativeiro do que em pombos selvagens. O vírus é extremamente transmissível, além de ser fatal. Por conta disso, aves afetadas devem ser sacrificadas humanamente.
Pigeons transform into strange zombies with twisted necks after mysterious bird virus https://t.co/vo0T5LphDn pic.twitter.com/TyTB06sKHy
— Virall Newss (@VirallNewss) October 26, 2022
Além do pescoço torcido e cabeça e asas trêmulas, os pombos afetados também podem sofrer paralisia parcial das pernas e asas, ficar magros, perder o apetite e apresentar fezes esverdeadas. Algumas aves também apresentam lesões devido a dificuldade em voar e se equilibrar. Não há tratamento para a doença e os “pombos zumbis” morrem em poucos dias.
A doença de Newcastle, como também é chamada, é transmitida pelas fezes e outras secreções do animal. O vírus não parece afetar humanos, embora haja relatos de pessoas que manejaram aves infectadas e tiveram conjuntivite.
Segundo o JSPCA Animal’s Shelter, essa é uma doença de notificação obrigatória em aves de cativeiro, ou seja, qualquer caso suspeito deve ser comunicado às autoridades. O patógeno parece sobreviver por mais tempo nos meses úmidos e frios, o que pode explicar sua atual presença na Europa, que está no outono.