Conheça o vírus que transforma pombos em “zumbis” no Reino Unido

O paramixovírus afeta o sistema nervoso das aves, fazendo com que elas andem trêmulas e com o pescoço torto; saiba os outros sintomas da doença
Pombos zumbis
Imagem: Nathan Dumlao/Unsplash/Reprodução

Pombos que habitam um santuário na ilha de Jersey, no Reino Unido, preocuparam pesquisadores após adotarem comportamentos estranhos, caminhando com pescoços torcidos e asas trêmulas. O comportamento zumbi está sendo associado ao paramixovírus (PPMV), patógeno que afeta o sistema nervoso das aves. 

whatsapp invite banner

A doença, identificada em animais do a JSPCA Animal’s Shelter (Abrigo da Sociedade para Prevenção de Crueldades aos Animais de Jersey, na sigla em inglês), é mais comum em aves de cativeiro do que em pombos selvagens. O vírus é extremamente transmissível, além de ser fatal. Por conta disso, aves afetadas devem ser sacrificadas humanamente. 

Além do pescoço torcido e cabeça e asas trêmulas, os pombos afetados também podem sofrer paralisia parcial das pernas e asas, ficar magros, perder o apetite e apresentar fezes esverdeadas. Algumas aves também apresentam lesões devido a dificuldade em voar e se equilibrar. Não há tratamento para a doença e os “pombos zumbis” morrem em poucos dias.

A doença de Newcastle, como também é chamada, é transmitida pelas fezes e outras secreções do animal. O vírus não parece afetar humanos, embora haja relatos de pessoas que manejaram aves infectadas e tiveram conjuntivite. 

Segundo o JSPCA Animal’s Shelter, essa é uma doença de notificação obrigatória em aves de cativeiro, ou seja, qualquer caso suspeito deve ser comunicado às autoridades. O patógeno parece sobreviver por mais tempo nos meses úmidos e frios, o que pode explicar sua atual presença na Europa, que está no outono.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas