Você provavelmente não assistiu à sequência animada do filme “Titanic” ou escutou a banda “The Duke Silver Trio”. Mas, por mais que não existam na vida real, ambos fazem parte do catálogo de Nestflix e o Spotifictional. As duas plataformas online foram criadas para reunir títulos ficcionais citados em filmes e séries de TV.

O filme em questão é visto no episódio “Pawtucket Pete”, da 17ª temporada de “Family Guy”. Nele, a família Griffin está assistindo na TV ao longa “Titanic 2”, em que o famoso navio refaz a viagem pelo Oceano Atlântico com esperança de que a história trágica não se repita.

Porém, desta vez, o filme é narrado pelo ambientalista Al Gore. “Devido ao uso excessivo de combustíveis fósseis pelo homem, as mudanças climáticas transformaram o iceberg em nada mais do que um pequeno cubo”, narra o político americano no filme fake (vídeo abaixo).

Já o “The Duke Silver Trio” vem da série “Parks and Recreation”. A banda tem como líder o personagem Ron Swanson. Ron trabalha durante o dia como diretor do departamento de Parques e Recreação da prefeitura da cidade fictícia de Pawnee, mas, à noite, toca saxofone secretamente e se apresenta com o pseudônimo romântico “Duke Silver”.

Ficção dentro da ficção

As duas plataformas servem como uma divertida plataforma de consulta de conteúdos humorados da cultura pop, listando a “ficção dentro da ficção”. Devido aos direitos autorais, não é possível reproduzir os conteúdos fakes diretamente na Nestflix. Porém, no Spotifictional existem links que direcionam o usuário para o Spotify ou YouTube para tocar as músicas listadas.

No caso da Nestflix, há muitos títulos retirados das séries animadas de humor, como “Family Guy”, “Simpsons” ou “Futurama”. Porém, há também conteúdos de séries dramáticas, como “This is Us”, por exemplo, como o filme ficcional “HILL 400” ou a série “The Manny”, produções em que o personagem Kevin Pearson atuou.

Entre as músicas listadas no Spotifictional, está o single “On A Roll”, da cantora fictícia Ashley O, interpretada por Miley Cyrus. Ela é tocada no episódio “Rachel, Jack and Ashle Too”, de “Black Mirror”, em que é feita uma crítica à indústria musical. A música foi tão contagiante que ela chegou a fazer sucesso no mundo real, entrando em duas paradas da Billboard.

A Nestflix foi criada no ano passado pela designer americana Lynn Fisher. Ela resumiu o projeto a apenas um site “wiki fazendo cosplay”. Já o Spotifictional é mais recente, vem sendo desenvolvido por Alex Cassidy, tendo a Nestflix como inspiração.

E aí, qual peça da ficção (que esteja dentro da ficção) não pode faltar no catálogo dos novos streamings?