Desde a tarde da última quinta-feira (16), Call of Duty: Vanguard entrou em sua fase beta pública, que acontecerá até a tarde do dia 20. Quem tiver um PS4 ou PS5 pode baixar e jogá-lo de imediato. Aos donos de PC e Xbox, a janela é um pouco menor, começando às 14h do dia 18 – concluindo-se no mesmo dia, segunda-feira.

Quem já garantiu o jogo (atualmente em pré-venda) poderá jogá-lo neste mesmo período, independente da plataforma. Um prêmio aos jogadores empenhados está o diagrama “Rat-A-Tat” da poderosa arma STG44, para usar tanto em Vanguard como no gratuito Warzone.

Na noite do primeiro dia, foram restritas apenas os modos Batalha de Campeões (em dupla) e cinco modos no jogo rápido (Mata-Mata em Equipe, Localizar e Destruir, Dominação, Baixa Confirmada e Patrulha). Na playlist de jogos é possível restringir qual dos cinco você tem mais interesse, filtrando sua preferência e encontrando as respectivas partidas.

A Batalha de Campeões é uma novidade de Vanguard, modo que consiste de um grandioso torneio entre equipes de dois jogadores (solo e trios estarão na versão final do game). Há 12 vidas para cada equipe; uma roleta dita quem serão as equipes a se enfrentar; partidas rápidas de 2 contra 2 têm como objetivo esgotar estas 12 vidas e a última equipe com “saldo” de vidas é a vencedora.

Parte dos personagens jogáveis em Vanguard (Divulgação)

Dentro dos modos tradicionais encontramos quatro mapas inéditos, do total de 16 da versão final de Vanguard. O primeiro é Hotel Royal, localizado no topo de um hotel francês extremamente luxuoso (e estreito). Há também o mapa Red Star, congelante região soviética, ideal para testar habilidades com sniper. Gavutu é o terceiro disponível no primeiro dia de beta, uma ilha homônima no Japão.

Na manhã de hoje havia mais um mapa: Eagle’s Nest, uma mansão nazista entre montanhas congeladas. Por conta dos longos corredores, serve muito bem para Dominação e para Localizar e Destruir, mas os “encontrões” em pontos estratégicos de circulação podem tornar partidas baseadas em eliminações um tanto quanto frustrantes.

Assine a newsletter do Gizmodo

De praxe, como na maioria de alphas e betas de jogos online, Vanguard está instável aos jogadores. Em nossos testes, a latência chega a bater picos de 300ms, com frequentes perdas de pacote de dados – coisa que não aconteceu em Call of Duty Warzone, jogado entre sessões de Vanguard. Junto da chegada do jogo, é provável que haja melhor conexão de internet e melhor relação cross-play e cross-geração.

Call of Duty: Vanguard será lançado em 5 de novembro, disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.