A PlayStation Showcase da semana passada teve diversos anúncios que alegraram os fãs ao mostrar novidades de aguardadas continuações como God of War Ragnarök ou novos jogos como Marvel’s Wolverine. Mas dentre as notícias, a que surpreendeu muitos – de forma positiva e negativa – foi que GTA V e GTA Online foram adiados para o PS5 e XBox Series X|S e só chegam em março do ano que vem.

Em quase oito anos de lançamento, a Rockstar Games conseguiu fazer um jogo atravessar duas gerações de consoles (indo para a terceira), traz constante atualizações para o infinito universo de GTA se tornando uma das franquias mais lucrativas na indústria dos jogos.

O caótico e fantástico mundo de Los Santos

GTA V
Imagem: Rockstar Games

Em 17 de setembro de 2013, chegou ao PlayStation 3 e Xbox 360 Grand Theft Auto V e era um dos mais ambicioso por trazer três protagonistas em uma extensa Los Santos com áreas que vão desde as praias ensolaradas de Vespucci Beach ao clima árido de Blaine County.

O sétimo título carrega o DNA de GTA como o humor ácido, missões extravagantes, tiro, porrada e bomba ao som dos hits das diversas rádios ecléticas para ter de trilha sonora, tudo isso levado a enésima potência. O jogo foi um estrondoso sucesso ao conseguir fazer GTA ser mais….GTA. No Metacritic, o jogo tem a nota 97 e é um dosmais bem avaliadas pela crítica.

E mesmo quem não é de “jogos violentos” deve admitir que GTA V tem o seu charme. Os três personagens que jogamos não tem nada em comum, Franklin é um gangster de rua, Michael é um ex-assaltante de bancos que recomeçou a vida ao mudar de identidade para proteger a família enquanto Trevor é um caipira (muito perturbado) que é o melhor amigo de Michael, mas pela obra do destino (no caso, da Rockstar) eles precisam trabalhar juntos.

Essa dinâmica entre os três vai nos mostrando como os protagonistas e personagens secundários são insanamente desajustados, caóticos e isso faz com que a gente crie um vínculo entre eles com suas interações singulares e o toque de humor que faz ser GTA.

Além da história, é possível explorar os 362,6 quilômetros quadrados inspirados em lugares reais como Los Angeles, Hollywood e entre outras regiões da costa oeste dos Estados Unidos. Seja para comprar roupas no centro de Los Santos, passear na praia ou completar as missões secundárias que não necessariamente envolva violência (apesar de ser uma solução mais fácil); como coletar peças de um submarino pelo mar, desvendar um assassinato, participar de uma passeata a favor da maconha ou caçar o Pé Grande.

Para não perder essa grande história, a Rockstar fez a portabilidade para PlayStation 4 e Xbox One, para o PC em 2015 e em 2022 fará para os consoles da nova geração. Por enquanto, não há previsão se saíra para Nintendo Switch.

De Los Santos para a internet

GTA Online
Imagem: Rockstar Games

 

A Rockstar soube aproveitar ao máximo o universo que criou ao disponibilizar também o GTA Online, em que é possível customizar seu próprio personagem, interagir com amigos e realizar assaltos e outras missões juntos. Desde 2013, a empresa faz diversas atualizações com eventos, pacotes de cosméticos, novas missões e itens para sempre manter o público ativo.

E claro, isso abre uma infinidade de modificações (mods) que a comunidade vai criando, seja adicionando campeonatos de skate, modo caótico ou uma horda de zumbis. Mas é claro que parte do sucesso também é o GTA RP, servidores personalizados criados pela comunidade, que usa elementos de jogos de RPG.

Os principais servidores do país são Cidade Alta (da equipe de eSports LOUD), Complexo (do time Fluxo), Hype e Bahamas e neles, ao contrário do modo livre que o GTA Online oferece, o GTA Roleplay tem regras em que os jogadores precisam seguir à riscae  que devem simular a vida real (então se você escolhe ser taxista, deve trabalhar como um, por exemplo).

Os servidores não-oficiais se tornaram uma febre entre os streamers e cada vez mais tem atraído interessados. E as empresas estão de olho nesse movimento tanto que a Brahma inaugurou um bar dentro do servidor brasileiro.

Nomes conhecidos como Carol “funBABE”, Coringa da LOUD, Felipe “YoDa” e Renata “Reh” estçao entre os streamers que jogam GTA RP e tem alcançado grande audiência na Twitch e outras plataformas de streaming. Segundo o Newzoo, GTA V foi um dos jogos mais assistidos na Twitch em agosto com 144,3 milhões de horas totais.

Lucros e mais lucros

Imagem: Reprodução/Rockstar Universe

Em maio deste ano, a Take-Two (empresa-mãe da Rockstar) divulgou os resultados financeiros e  a empresa atingiu a receita de US $ 3,37 bilhões em ano recorde graças a algumas franquias que são suas galinhas dos ovos de ouro como NBA 2K, Red Dead Redemption e GTA V.

No primeiro trimestre de 2021, GTA V alcançou 145 milhões de cópias vendidas desde o lançamento em 2013 e GTA Online registrou um aumento de 31% em gastos recorrentes de jogadores dentro do game.

A gigante acredita que parte desses lucros foram devido a pandemia de Covid-19 em que mais pessoas ficaram em casa e investiram em videogame como forma de entretenimento. “Acreditamos que a pandemia iniciou uma mudança transformacional no consumo, revelando as possibilidades do entretenimento interativo para um mercado muito mais amplo, com o entretenimento interativo se tornando a vertical número um”.

Outro fator que também pode ter beneficiado foi quando GTA V ficou de graça por alguns dias na Epic Game Store, em 2020. O anúncio atraiu diversos jogadores deixando os servidores instáveis e a loja conseguiu mais de 7 milhões de cadastros.

Futuro da franquia

Enquanto a Take-Two fatura com seu lançamento de oito anos, muitos questionam quando a empresa lançará o desejado GTA 6? Uma pergunta difícil de responder.

À medida que a empresa não comenta nada, a internet segue se alimentando de especulações com supostos vazamentos e rumores do novo título que estão indo desde ter uma protagonista mulher até se passar em Vice City.

O fato é que teremos uma continuação, mas no momento a desenvolvedora parece estar investindo em títulos mais antigos que GTA V. No mês passado, o Kotaku divulgou que a Rockstar pode estar fazendo um remaster de três clássicos da franquia: o III, Vice City e San Andreas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Estava planejado para os três jogos remasterizados virem como um pacote para a chegada do GTA V e GTA Online para nova geração de PlayStation 5 e Xbox Series, mas por conta da pandemia os planos acabaram atrasados.