Contagem regressiva: foguete sul-coreano será lançado do Brasil nesta 3ª

Este é o primeiro lançamento de um foguete privado a partir do Brasil. Innospace testa motor que será usado em veículo lançador de satélites
Contagem regressiva: foguete sul-coreano será lançado do Brasil nesta 3ª
Imagem: Twitter/Reprodução

A empresa sul-coreana Innospace informou, através de seu site oficial, que o lançamento do foguete HANBIT-TLV, a partir do Brasil, ocorrerá na próxima terça-feira (20), às 6h da manhã (horário de Brasília).

Inicialmente, a previsão era que o foguete fosse lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, nesta segunda-feira (19). Porém, diante de uma previsão de chuva e ventos fortes, a decolagem foi adiada em um dia. Caso ocorra um novo imprevisto, uma nova tentativa poderá ser feita na próxima quarta-feira (21).

Este é o primeiro lançamento de um foguete privado em solo brasileiro. Ele faz parte da Operação Astrolábio e é fruto de uma parceria entre o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa Innerspace, além de contar com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O objetivo da missão é testar o motor do primeiro estágio do HANBIT-Nano, o menor veículo lançador da empresa, capaz de carregar satélites de até 50 kg. Além disso, o foguete de teste levará como carga útil o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e que deverá ser usado futuramente no Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) – em desenvolvimento no Brasil.

O HANBIT-TLV tem 16,3 metros de altura e pesa 8,4 toneladas. Ele foi transportado diretamente da Coreia do Sul para o Brasil por meio de um avião cargueiro no início deste mês.

O veículo utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de uma propulsão baseada em oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Ele foi desenvolvido para contar com uma fabricação mais rápida e com menor custo.

O plano é que foguete faça apenas um voo suborbital, quando ele deve atingir o espaço e cair logo em seguida em alto-mar.

A Innospace afirma que concluiu sem problemas o ensaio geral de lançamento junto com a equipe do CLA, no último sábado (17).

De acordo com a empresa, não será possível acompanhar a transmissão ao vivo da decolagem devido ao acesso limitado à rede no CLA – localizado em uma base militar. Porém, a empresa promete gravar a decolagem e disponibilizar posteriormente o vídeo.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas