Eis uma notícia bacana para gamers de PC: você não terá que gastar mais dinheiro para fazer o controle do Xbox One funcionar com seu computador. No entanto, ele precisa de uma atualização de software para funcionar com o Windows. E esse update só virá no ano da Copa.

No caso do Xbox 360, ou você usa um controle com fio, ou compra um dongle extra para seu PC. O controle do Xbox One, no entanto, funciona com ou sem fios: se você conectá-lo a um cabo micro-USB, as funções wireless são desativadas, e todos os dados entre o console – ou o computador – passam pelo fio.

Ou seja, você pode jogar sem fios no Xbox, e quando usar o controle no PC, basta conectá-lo via USB. Mas fazer isso funcionar leva tempo, ao que parece. Um porta-voz da Microsoft diz ao Kotaku: “pode parecer trivial, mas na verdade isso requer bastante trabalho dedicado para tudo ser simples para o usuário”.

A Microsoft diz ao Penny Arcade que a diferença no suporte ao PC está na própria evolução entre o controle do Xbox One e do Xbox 360. Por fora, eles parecem quase iguais; mas internamente, nem tanto. Eis o que a empresa diz:

“O novo protocolo wireless, combinado à capacidade de funcionar com fio, e a adição de recursos como gatilhos motorizados, significa que é preciso escrever e otimizar um novo software para o PC.”

A Microsoft precisa garantir que os jogos atuais de PC – feitos para o Xbox 360 – funcionem bem com o controle do Xbox One. (Vale notar que os jogos do 360 não são compatíveis com o One.)

Então, sim, é chato que isso demore até 2014, mas será bom ter um mesmo controle para computador e console. [KotakuPenny Arcade via Engadget]