Convite? Lista? Como entrar no Bluesky, a rede alternativa ao Twitter

Com novas mudanças na rede social de Elon Musk, muitos twitteiros estão baixando o Bluesky. Só que o app exige código para novos usuários
Bluesky proíbe a entrada de perfis de políticos: entenda motivo
Imagem: Bluesky/Reprodução

Não é a primeira vez que os usuários do Twitter ficam frustrados com mudanças na rede social, é verdade. Mas uma atualização recente gerou bastante revolta. No último final de semana, Elon Musk decidiu impor a todas as contas um limite máximo de tweets a serem lidos por dia. As restrições são ainda mais rígidas para quem não assina o plano pago.

Por isso, muitas pessoas estão migrando para o Bluesky, plataforma com acesso gratuito que funciona de forma bem parecida com o Twitter e criada pelo mesmo fundador, Jack Dorsey. O app estreou para Android em abril e chegou ao iOS em fevereiro.

Com proposta descentralizada, o Bluesky ainda está em fase de testes, antes de ser liberado para o público geral. Mas basicamente, o app tem muitas semelhanças com a rede social de Elon Musk. Só que tem sido considerada por muitos como menos “tóxica”.

O usuário tem seguidores e pode seguir pessoas, os posts aparecem em uma linha do tempo, e também é possível compartilhar posts de outras pessoas na sua própria timeline, função parecida com o “retweet”.

Você também pode publicar imagens e links, mas não dá para fazer lives e postar vídeos, por exemplo. Por enquanto, também não há a opção de envio de mensagens diretas (equivalente à DM no Twitter).

Como entrar no Bluesky

O Bluesky ainda está em desenvolvimento, em fase beta, com um número restrito de usuários. No mês passado, o app contava com 100 mil contas. Portanto, apesar de você poder baixar o Bluesky gratuitamente no celular, entrar na plataforma e usá-la ainda não é tão simples.

Assim como era feito no saudoso Orkut, o Bluesky exige um convite de acesso. Parece fácil, mas os códigos estão bastante disputados. Funciona assim: a cada duas semanas, os usuários já existentes recebem um código, que serve como convite para ser enviado a quem a pessoa desejar. Se você conseguir um desses, pronto: você já tem uma porta de entrada para criar uma conta.

Página de inscrição na lista de espera. Imagem: Bluesky/Reprodução

Outra maneira de aderir à rede é se cadastrar na lista de espera. Você pode se inscrever com seu e-mail na lista, neste site ou pelo próprio app. Não há informações sobre o tempo de espera, mas em algum momento você receberá uma mensagem com mais detalhes sobre como ingressar na rede social.

Ainda não foi anunciada a data de lançamento oficial do Bluesky. Por isso, talvez você fique no escuro antes que a rede social inovadora seja totalmente lançada. Ou seja, isso pode levar semanas ou até meses.

Lista de espera foi suspensa, mas já está de volta

Com a revolta dos usuários do Twitter no final de semana, o Bluesky recebeu um número expressivo de novos inscritos, e a lista de espera foi suspensa temporariamente. Com isso, o aplicativo chegou a dar “pane” — apresentando alguns problemas de funcionamento. Mas o app já está recebendo novas solicitações de cadastro, normalmente.

“Vamos pausar temporariamente as inscrições do Bluesky enquanto nossa equipe continua a resolver os problemas de desempenho”, divulgou a empresa. “Manteremos você atualizado quando os códigos de convite voltarem a funcionar. Estamos ansiosos para receber mais usuários em nosso beta em breve!”, diz o comunicado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas