O Windows 8 foi finalizado pela Microsoft e, como era esperado, já vazou em torrent. Não será difícil encontrá-lo, mas se você pretende esperar até o lançamento oficial em outubro, veja agora mesmo o que você vai encontrar.

A tela inicial mudou um pouco: o maior destaque são as opções surreais de personalização. Lembra aqueles papéis de parede malucos do Windows 7? É tipo isso, só que na tela Iniciar. Segundo o The Verge, em geral as imagens disponíveis ficam restritas às bordas superior e inferior, sem criar distrações entre os blocos/tiles. Obviamente, isto é opcional.

 

Apps

Os apps Música e Vídeo agora levam a marca Xbox. O app SmartGlass, que serve de complemento ao Xbox, também acompanha o sistema. A Microsoft não integrou suporte a jogos do Xbox no Windows 8, mas alguns jogos terão conquistas (achievements) no app Xbox Games. Falando em jogos, você pode ver abaixo as telas do novo Campo Minado e Paciência – até eles ganharam uma interface nova.

Os apps Email, Calendário, Mensagens e Fotos continuam basicamente os mesmos. Os apps Pessoas e Câmera, no entanto, receberam várias melhoras na interface. E agora temos um app para o Bing.

   

   

 

E como a Microsoft vai ensinar a usar esta interface não-chame-de-Metro? O vídeo abaixo, revelado por Rafael Rivera, mostra a animação em HTML5 que surge ao instalar o Windows 8 pela primeira vez. Ela explica como acessar a barra de charms, à direita. Se seu PC tiver touchscreen, aparece apenas a primeira animação (use o dedo); em PCs convencionais, surge apenas a segunda mensagem (leve o cursor do mouse para um dos cantos).

Só faltam screenshots do desktop no Windows 8 final, mas o The Verge confirma que o Aero e os efeitos de transparência foram mesmo eliminados. Veremos mais detalhes do Windows 8 em breve: a Microsoft vai distribuí-lo a desenvolvedores no dia 15. Enquanto isso, veja mais screenshots nos links a seguir: [Liveside 1, Liveside 2, The Verge]