Levou só um ano, mas a Cortana finalmente está chegando para os alto-falantes inteligentes que contém a Alexa, e vice-versa.
No ano passado, em um anúncio espalhafatoso no New York Times, os CEOs da Microsoft, Satya Nadella, e da Amazon, Jeff Bezos, revelaram que suas assistentes digitais, Cortana e Alexa, seriam capazes de funcionar tanto nas plataformas da Amazon quanto da Microsoft até o fim do ano.
• Microsoft compra startup de IA para fazer a Cortana soar menos robótica
Em janeiro deste ano, a colaboração ainda não tinha nada a mostrar, e só houve uma demonstração dela na conferência de desenvolvedores da Microsoft, em maio.
Mas nesta quarta-feira (15), finalmente, quase um ano depois da novidade ser anunciada oficialmente, Amazon e Microsoft estão afirmando que o lançamento da integração entre as assistentes digitais começou.
A Microsoft diz que os usuários interessados poderão se inscrever no programa e ligar os dois serviços a partir desta quarta. Isso significa que será possível controlar sua casa inteligente ao notebook e saber sobre seu calendário de trabalho a partir da Alexa — depois de dizer a desajeitada frase “Alexa, abra a Cortana” ou “Cortana, abra a Alexa”.
No tuíte abaixo, de Tom Warren, do The Verge, é possível ver como funciona a integração entre as assistentes em distintos dispositivos:
This is how Alexa and Cortana integration works https://t.co/51YDf4Gu4A pic.twitter.com/plT0PjlDVZ
— Tom Warren (@tomwarren) 15 de agosto de 2018
Imagem do topo: Microsoft