Levou só um ano, mas a Cortana finalmente está chegando para os alto-falantes inteligentes que contém a Alexa, e vice-versa.

No ano passado, em um anúncio espalhafatoso no New York Times, os CEOs da Microsoft, Satya Nadella, e da Amazon, Jeff Bezos, revelaram que suas assistentes digitais, Cortana e Alexa, seriam capazes de funcionar tanto nas plataformas da Amazon quanto da Microsoft até o fim do ano.

• Microsoft compra startup de IA para fazer a Cortana soar menos robótica

Em janeiro deste ano, a colaboração ainda não tinha nada a mostrar, e só houve uma demonstração dela na conferência de desenvolvedores da Microsoft, em maio.

Mas nesta quarta-feira (15), finalmente, quase um ano depois da novidade ser anunciada oficialmente, Amazon e Microsoft estão afirmando que o lançamento da integração entre as assistentes digitais começou.

A Microsoft diz que os usuários interessados poderão se inscrever no programa e ligar os dois serviços a partir desta quarta. Isso significa que será possível controlar sua casa inteligente ao notebook e saber sobre seu calendário de trabalho a partir da Alexa — depois de dizer a desajeitada frase “Alexa, abra a Cortana” ou “Cortana, abra a Alexa”.

No tuíte abaixo, de Tom Warren, do The Verge, é possível ver como funciona a integração entre as assistentes em distintos dispositivos:

Imagem do topo: Microsoft