A Cortana é uma assistente pessoal bastante competente, que começou no Windows Phone e estará presente no Windows 10 também. E segundo a Reuters, ela ficará ainda mais esperta e vai aparecer no iOS e Android.

Fontes dizem à Reuters que, após o lançamento do Windows 10, “a Cortana estará disponível como um app independente para smartphones e tablets com iOS, da Apple, e com Android”.

Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research, faz parte do projeto Einstein de inteligência artificial, que quer deixar a Cortana ainda mais inteligente. Ela vai receber novos recursos “no outono”, que corresponde ao quarto trimestre – e também ao provável lançamento do Windows 10 no mercado.

O projeto tem esse nome devido ao trabalho de Albert Einstein sobre a relação entre espaço e tempo, dois fatores bem importantes para a próxima versão da Cortana. Horvitz não revela muitos detalhes, mas diz que ela pode “ler e entender e-mail”. Da Reuters:

A Cortana poderia dizer ao usuário quando sair para o aeroporto, dias depois de ler um e-mail e perceber que o usuário adquiriu uma passagem. Ela poderia verificar automaticamente o status do voo, determinar onde o celular está localizado usando GPS, e verificar as condições de trânsito.

É algo semelhante ao Google Now: ele analisa automaticamente seu e-mail e pode encontrar passagens, e mostrar as informações do voo na forma de cards.

A estratégia multiplataforma também lembra o Google, que oferece o Now no iOS. Ele não é tão integrado ao sistema quanto no Android, mas consegue ser bem útil. Não se trata de remover um diferencial do Android: na verdade, isso pode atrair mais usuários para os serviços do Google.

Esta também parece ser a esperança da Microsoft: trazer mais pessoas e mais informações para a nuvem dela, através da Cortana. É esperar para ver. [Reuters]

GIF via YouTube