Cosmos: Uma Viagem Pessoal é uma conhecida minissérie de 1980 que apresenta uma série de temas científicos, desde a origem da vida até o futuro da humanidade. Ela é apresentada por Carl Sagan, o famoso astrônomo que ajudou a popularizar a ciência. Cosmos foi vista por pelo menos 500 milhões de pessoas em 60 países diferentes, incluindo o Brasil… e sua continuação estreia hoje no país.

A minissérie ganhou uma versão atualizada, com treze novos episódios apresentados por Neil deGrasse Tyson, o aclamado astrofísico que você provavelmente conhece por causa deste meme. Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo será exibida nesta quinta-feira, às 22h30, no canal National Geographic.



Ela já foi exibida nos EUA no domingo passado, precedida por uma mensagem especial de ninguém menos que Barack Obama. No primeiro episódio, deGrasse Tyson faz um tour pelo sistema solar, explica o calendário cósmico e reconta a história de Giordano Bruno, o renascentista italiano cuja visão do universo foi essencial para compreendê-lo. (Esta última parte é a mais polêmica; há quem discorde da explicação do programa.)

neil degrasse tyson cosmos

Em uma ótima entrevista com o Wall Street Journal, deGrasse Tyson explica qual é o objetivo da nova série:

“[Cosmos] quer pegar a ciência que está por aí, e conectá-la a você e aos elementos do universo”, disse ele. “Trata-se de mostrar por que a ciência é importante para você. Até o final da série, nós gostaríamos de criar uma rede com você no centro, de modo que agora você conhece e compreende o seu lugar no universo. Isso é o que chamamos de perspectiva cósmica.”

A ideia da minissérie está circulando desde 1996, ano em que Carl Sagan faleceu. Sua esposa, Ann Druyan, se reuniu com deGrasse Tyson e produtores do Cosmos original para criar uma nova versão, com apelo para um público ainda maior. Desde 2009, eles contaram com a ajuda fundamental de Seth MacFarlane, responsável pelo desenho Uma Família da Pesada e pelo filme Ted – a minissérie foi aprovada dois anos depois.

Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo será transmitida para 400 milhões de lares em 180 países ao redor do mundo. Nos EUA, mais de 12 milhões viram o primeiro episódio. Quem assistiu diz que é imperdível. Você deveria assistir também.

E para ir aquecendo, confira os episódios da série original com Carl Sagan (versão em inglês aqui).

Foto via Facebook