Cultura

Cosplay no Carnaval? Conheça o bloco geek do Rio de Janeiro

Bloco do Carnaval do Rio de Janeiro sairá neste domingo (11), às 12h, e conta até com competição de melhor fantasia
Marcha Nerd/Reprodução

Quem não gosta de samba e mundo geek, bom sujeito não é. A combinação entre Carnaval e personagens da cultura nerd vai dar liga — ou melhor, um bom crossover — neste domingo (11) em um bloco geek peculiar.

O Marcha Nerd é um dos blocos carnavalescos que realiza essa mistura. Criado em 2013, ele foi fundado por alunos da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). O repertório do Carnaval conta com músicas de animes, tokusatsu (série de herói de ficção científica), games, filmes e séries.

Um exemplo da mistura entre mundo geek e mundo do samba é a bateria: os “Batuqueiros do Zodíaco”.

Este ano, o bloco estará na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Antes, o Marcha Nerd acontecia na Praça Xavier de Brito.

A concentração começa a partir das 12h deste domingo. Depois, tem show — o Marcha Nerd tem até uma versão da trilha de Dragão Ball Z.

No ano passado, o bloco carnavalesco tocou a abertura de Pokemón no ritmo do repique, tamborim, chocalho, surdo, agogô e caixa:

Uma das atrações, além da festa, é a competição Marcha Cosplay, onde é eleita a melhor personalização de personagens. Segundo o regulamento do bloco, “qualquer pessoa, independente de sexo, raça, nacionalidade ou preferência sexual” pode participar desde que seja maior de idade.

Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição. A organização reforça: sua fantasia não pode conter explosivos, armas de fogo (mesmo que descarregadas), armas brancas com fio ou objetos que representem perigo aos presentes.

O evento tem duas categorias com 20 vagas cada e deve começar a partir das 14h30 do domingo.

Bloco geek tem até apuração

E tem apuração igual da avenida, ok? Na categoria tradicional, os jurados analisam o costume, a indumentária, a fidelidade e a performance do cosplay.

Já na categoria Carnaval é livre: os jurados querem versões alternativas, crossovers, personagens autorias e até “cospobre”, que é a fantasia feita a partir do que você tiver no seu armário.

Os três primeiros em cada categoria levam prêmio, segundo o regulamento.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas