_Tecnologia

Crise em Taiwan faz Apple cogitar fabricar iPhone 14 “made in India”

Pela primeira vez na história da Apple, produção da nova linha iPhone 14 poderá ocorrer simultaneamente entre China e Índia. Veja o que ocasionou essa novidade

Crise em Tawian faz Apple cogitar fabricar iPhone 14 “made in India”

Imagem: Apple/Reprodução

Diante da tensão em Taiwan, rumores apontam que a Apple está cogitando iniciar a produção de pelo menos um modelo da linha iPhone 14 de forma simultânea na China e na Índia.

A informação foi vazada pelo especialista Ming-Chi Kuo, um conhecido analista que acompanha de perto a cadeia de suprimentos da Apple. De acordo com o Times of India, Kuo afirma que os indianos ainda tem lacunas na produção –quando comparada com as fábricas chinesas–, mas que a novidade seria um marco, sendo algo inédito na história da empresa.

A China é hoje a principal fornecedora de novos iPhones para a empresa da maçã, por conta da mão de obra barata e incentivos fiscais do país.

Entretanto, diante da política chinesa da “Covid Zero” –que vem impondo restrições em fábricas do país–, além da recente crise em Taiwan, a Apple quer reduzir potenciais impactos geopolíticos na oferta do novo iPhone 14 –antecipando e distribuindo a produção dos aparelhos.

iPhone 14 indiano

Até então, as primeiras remessas dos novos iPhones eram fabricadas apenas na China. Posteriormente, nos trimestres seguintes, fábricas da Foxconn na Índia, e também no Brasil, complementam a produção dos dispositivos.

Atualmente, a Índia almeja o título de maior potência industrial do mundo – título que hoje à China. Em meio à guerra comercial entre chineses e americanos, executivos da Apple vêm nos últimos anos estudando a possibilidade de transferir uma parcela maior de sua produção para o território indiano, como uma alternativa para evitar um potencial desabastecimento. Esse movimento também tem sido feito por marcas rivais, como a Samsung, por exemplo.

Em um primeiro momento, a novidade é que parte dos aparelhos da linha iPhone 14 virão com a etiqueta “Made in India”.

Porém, a maior preocupação é se a mudança do local de produção poderá encarecer (ainda mais) o preço dos celulares. Isso, claro, dependerá de quantos incentivos fiscais o governo indiano estará disposto a conceder para a Apple.

Sair da versão mobile