Tecnologia

Cubo mágico faz 50 anos: novo recorde mundial pertence a um robô

Nos 50 anos da criação do brinquedo, veja recorde, história e dica do criador para resolver o cubo mágico
Imagem: Reprodução/X/Pinterest

Já pensou em qual será a velocidade recorde para resolver um cubo mágico? O brinquedo está fazendo 50 anos este ano e já foi solucionado em meros 0,305 segundos. A proeza, claro, foi realizada por um robô da equipe da Mitsubishi Electric do Japão, em maio deste ano. A tecnologia superou o tempo do recordista mundial coreano-americano Max Park, de 3,13 segundos, ano passado.

whatsapp invite banner

Na ocasião, o perfil do Guinness World Records Japão no X/Twitter anunciou o feito e compartilhou um vídeo do momento, parabenizando a equipe.

“Anúncio oficial. A equipe da Mitsubishi Electric quebra o Recorde Mundial do Guinness para o Robô mais rápido a resolver o cubo mágico. O tempo é de impressionantes 0,305 segundos! Parabéns por alcançar o recorde”, escreveu. Assista:

História do cubo mágico

O arquiteto, designer, escultor e professor húngaro Erno Rubik inventou o “Cubo de Rubik” — como é chamado em inglês — em 1974. A Conferência de Matemática em São Francisco, realizada em janeiro deste ano, celebrou a data. Aliás, o inventor de 79 anos participou por videoconferência da Espanha, de acordo com o The New York Times.

A história do cubo mágico começou quando, preparando um curso sobre geometria descritiva e mexendo com os cinco sólidos platônicos, Rubik se interessou pelo cubo. Naquele ano, após brincar com o objeto por meses, ele o solucionou pela primeira vez. Então, enviou um pedido de patente no ano seguinte. Posteriormente, no final de 1977, o brinquedo chegou às lojas da Hungria.

Como resolver um cubo mágico?

Na conferência, Rubik deu dicas para quem quer aprender a resolver um cubo mágico. Ele recomenda que os cubistas descubram (sozinhos) um método de solução, com bastante paciência. No entanto, em seu caso, ele começou pelos cantos, pois depois deles, as bordas podem ser encaixadas com mais facilidade. “Meu método era a compreensão”, de acordo com o inventor.

O cubo mágico é um dos brinquedos mais complexos que existem. O usuário pode embaralhar o brinquedo em 43 quintilhões de posições diferentes. Aliás, este número, de acordo com o programador norte-americano Dr. Thomas Rokicki, é possivelmente maior do que todos os grãos de areia do mundo.

Por outro lado, com 54 facetas (nove de cada uma das seis cores), o número mínimo de movimentos necessários para resolver qualquer posição é 20. Rokicki descobriu essa resposta em 2010. Isso porque ele demorou cerca de 11 anos de cálculos com sua equipe (bem como uma mãozinha da tecnologia).

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas