No começo desta semana, foi estabelecido um novo recorde mundial de resolução de cubo mágico (3x3x3) por um humano: 4,74 segundos. Não demorou muito para as máquinas baterem o próprio recorde também: para mostrar a capacidade do seu microprocessador, a fabricante de semicondutores Infineon construiu um robô que resolveu o cubo mágico em 0,637 segundo, com 21 movimentos.

• O truque usado para quebrar recordes ao resolver um cubo mágico
• Máquina resolve cubo mágico em 0,887 segundo e supera recorde mundial

A antiga marca era de 0,887 segundo com a máquina Sub 1 feita por Adam Beer. Não dá nem pra perceber o cubo sendo resolvido na velocidade normal, por isso o pessoal fez o vídeo em câmera lenta, Ainda assim, é assustadoramente rápido.

E tudo isso tem a ver com carros autônomos. O objetivo da Infineon era demonstrar a capacidade de reação da tecnologia e provar a eficiência em sistemas automotivos.

“O microcontrolador pode reagir a eventos num limite de tempo muito curto, o que é extremamente importante no setor automotivo”, disse Peter Schäfer, vice-presidente da área de microcontroladores da Infineon, à BBC. “Em carros autônomos, você precisa ter latência muito baixa e tecnologias absolutamente ágeis e confiáveis.”

[BBC via The Verge]