Primeiro você vê várias listras dançando de um lado pro outro e pontos irritantes piscando em vermelho e azul. As listras vão desaparecendo e os pontos que antes eram 2 agora piscam no mesmo lugar – Bruxaria!Assustador ou não, esta ilusão de ótica é um trabalho de Peter Kohler e sua equipe da Universidade de Dartmouth, nos EUA. Neste trabalho, eles pesquisam como o cérebro interpreta a posição do ponto, que poderia se “mover” de acordo com as arestas ou a figura como um todo.

Atualização: tiramos o GIF do post e deixamos apenas o vídeo porque, bizarramente, o efeito de embaralhamento só funciona bem no vídeo. Por isso, dê play logo aí embaixo que fica melhor, prometemos.

Mas o efeito real mesmo você sente vendo o vídeo completo:

Nele, ainda há mais: agora com linhas em forma de diamantes que vão e voltam, só que dessa vez recortadas. E não estão mais dançando de um lado para o outro – agora o movimento é vertical. E é aí que seu cérebro derrete.

A ilusão foi apresentada na última Conferência Europeia de Percepção Visual , que rolou no início deste mês, na Itália. Pois é, há uma conferência inteiramente dedicada a truques que confundem a nossa percepção da realidade. Os pesquisadores de Dartmouth, responsáveis por esse vídeo, estão fazendo ressonância magnética funcional em pessoas que vêem essas imagens para descobrir 1) Quanto tempo demora para o cérebro desfazer o nó e 2) Quais são as áreas confundidas. Provavelmente eles usarão essas informações para fazer ilusões mais impressionantes.

[Via New Scientist, que toda sexta traz uma ilusão de ótica diferente.]