A Cyber Technologies implementou quatro ventiladores silenciosos e canalizados no lugar dos antigos rotores do seu CyberQuad UAV, e já está usando-o para inspecionar plataformas de petróleo. Mais dia, menos dia, ele será usado para transportar tropas em missões de exploração de recursos naturais de planetas distantes.

A definição do CyberQuad é um troço tão foda que eu não me atreverei a traduzir: "electric ducted quadrotor Vertical Take Off and Landing (VTOL) Unmanned Aerial Vehicle (UAV)". O upgrade para ventiladores aumentou significativamente a sua mobilidade, e agora permite que ele fique "parado no ar, num mesmo lugar, como um beija-flor. Isso até que ele seja atacado pela fauna voadora extraterrestre.

Mês passado, no nosso próprio planeta, o CyberQuad conseguiu investigar um pequeno incêndio em uma plataforma petrolífera, enviando vídeo em alta definição para uma estação onde os operadores mantinham-se em segurança. Mas no futuro ele pode ser usado para fins menos pacificos. [Cyber Technologies via Wired]