Dá para dizer que o “Besouro Azul” é um herói latino?

Com estreia em 17 agosto nos cinemas, "Besouro Azul" conta com Bruna Marquezine como coprotagonista, ao lado de Xolo Maridueña
Besouro Azul
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

Uma das aventuras mais aguardadas do ano é “Besouro Azul”, trama que acompanha a jornada de Jaime Reyes (Xolo Maridueña) em sua transformação ao ser picado por um misterioso inseto. Com a brasileira Bruna Marquezine no elenco, o longa trará algo inédito: o primeiro filme da DC destinado exclusivamente para um super-herói latino.

A trama conta a história de Jamie Reyes (Maridueña), um jovem mexicano que se torna um super-herói à força. Tudo acontece quando ele entra em contato com uma antiga relíquia que se funde com o seu corpo, criando uma armadura que lhe dá poderes especiais — como super força e velocidade. Victoria Kord (Susan Sarandon) é a vilã que quer controlar esses poderes e ter a armadura para si.

Nos quadrinhos, Jaime Reyes é descendente de mexicanos-americanos e mora em El Paso, Texas. Ele é a terceira iteração do herói da série “Blue Beetle”, introduzido pela primeira vez em 2006 como parte dos “Teen Titans” da DC Comics. O longa, que estreia nos cinemas brasileiros em 17 de agosto, tem muitos pontos importantes a serem observados e ressaltados. 

Além de ser o primeiro filme da DC com um super-herói latino, fugindo daquele estereótipo do homem branco padrão que estamos acostumados, a família de Jamie também rouba a cena na trama. Diferentes de outros filmes que os heróis escondem a identidade secreta dos familiares, nesse todos sabem desde o início. Como já vimos nos trailers, os Reys serão partes importantes da trama. 

Além da representatividade 

Na verdade, a família do protagonista está ao lado de Jaime quando ele se transforma no Besouro Azul. Nos quadrinhos, a história traz aspectos culturais que enriqueceram a sua história de origem e, junto, trazendo uma nova conexão com os leitores. No filme, não será diferente. A ideia não é só trazer representatividade hispânica ao longa, mas também destacar a importância da família. 

1º trailer de "Besouro Azul" destaca Bruna Marquezine e Xolo Maridueña; veja

“Besouro Azul” estreia em 17 de agosto – Imagem: Reprodução/Warner Bros

Em uma conferência em Abril, o diretor Angel Manuel Soto e o ator Xolo Maridueña comentaram sobre a importância de trazer um herói latino (via CBR). “Mas você verá no filme que nada do que acontece, seria possível sem uma família. Esse é o tema, seja você latino ou não, que transcende etnicidade e cor da pele, pois é algo que todos nós podemos nos relacionar”, explica o protagonista. 

Para o diretor, é isso que torna o filme diferente de outras produções. “Essa é a parte mais animadora. Embora seja, inegavelmente, latino, todos entendem Jamie porque são pessoas com que interagimos na nossa vida normal e seus problemas, são problemas que conhecemos. Talvez exista um lugar para todas as coisas alienígenas, mas tudo que se vê nesse filme é tangível e está enraizado no mundo de hoje”.

Mais que latino

Soto reiterou diversas vezes que “latino” não é uma “palavra-chave” para o filme, mas uma aspecto que dá base para o restante da história. “‘Latino’ não é uma generalização ou uma palavra-chave. Eu sou de Porto Rico e queria ver algo em que te faz sentir em casa no IMAX, não em noticiários, por que é sempre como uma notícia ou um postal. Mas somos mais do que isso”. 

 Importante destacar que o início da pré-venda de ingressos para “Besouro Azul” começa nesta quinta-feira, 03 de agosto. Relembre o trailer:

Qual a trama de “Besouro Azul”?

A produção segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Enquanto tenta encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém e faz chegar às mãos de Jaime uma antiga relíquia da biotecnologia alienígena – o Escaravelho. 

O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico, o que lhe dá uma armadura super poderosa e lhe garante poderes. O jovem então enfrentará desafios imprevisíveis, mudando para sempre seus planos ao se tornar o Super-Herói Besouro Azul.

Além de Marquezine e Maridueña, estão no elenco Adriana Barraza (“Rambo: Até o Fim” e “Thor”) Damían Alcázar (“Narcos” e “Narcos: Mexico”), Elpidia Carrillo (“Mayans M.C.” e os filmes “O Predador”), Raoul Max Trujillo (filmes “Sicario” e “Mayans M.C.”), a vencedora do Oscar Susan Sarandon (“Monarch” e “Os Últimos Passos de um Homem”), e George Lopez (das franquias “Rio” e “Os Smurfs”). 

“Besouro Azul” tem direção de Angel Manuel Soto (“Charm City Kings”), a partir do roteiro do escritor mexicano Gareth Dunnet-Alcocer (“Miss Bala”), baseado em personagens da DC. John Rickard e Zev Foreman estão produzindo, com Walter Hamada, Galen Vaisman e Garrett Grant atuando como produtores executivos.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas