DALL-E: IA que cria imagens a partir de textos ganha versão beta

Inteligência artificial que desenha a partir de descrições em texto poderá ser experimentada por 1 milhão de usuários. Veja como testar a ferramenta
DALL-E: IA que cria imagens a partir de textos ganha versão beta
Imagem: OpenAI/Divulgação

A OpenAI anunciou que está liberando a versão beta do DALL-E, a famosa IA que cria imagens realistas e obras de arte a partir da digitação de comandos em texto informados por usuários.

Nesse primeiro momento, a organização de pesquisa em inteligência artificial pretende convidar 1 milhão de usuários nas próximas semanas para testar a ferramenta. Para isso, os interessados precisam se inscrever em uma lista de espera organizada pela desenvolvedora (disponível aqui).

Cada pessoa convidada receberá 50 créditos gratuitos no primeiro mês e 15 créditos adicionais a cada mês subsequente, com cada crédito podendo gerar até quatro imagens originais. Também é possível fazer edições e criar diferentes versões de uma mesma imagem gerada.

Ainda no anúncio, a OpenAI revelou o preço para quem precisa comprar créditos adicionais para gerar imagens extras durante a fase beta. Por 15 dólares, os usuários podem adquirir 115 créditos, quantia esta que permite gerar cerca de 460 imagens. Um crédito é usado sempre que um prompt de texto é inserido e um usuário clica em “gerar” ou “variar”.

IA que cria imagens ganhou fama nas redes sociais

A organização ressalta que os usuários têm direitos totais sobre as imagens geradas pelo DALL-E, inclusive com a possibilidade de imprimir e vender. A ideia é que o gerador de imagens seja utilizado por artistas para criar ilustrações para livros infantis, personagens para jogos, storyboards para filmes, artes conceituais, entre outros.

Antes de liberar a versão beta, a OpenAi disse que tomou medidas para restringir o uso indevido do DALL-E, como criar imagens enganosas que envolvam rostos fotorealistas de celebridades ou figuras públicas. Além disso, existe uma função de bloqueio de imagens nocivas, que contenham conteúdo adulto, violento ou político.

Como mostrado aqui no Gizmodo, as redes sociais foram tomadas no mês passado com uma série de imagens produzidas pela segunda geração da IA, chamada Dall-E 2 Mini, lançada em abril. Porém, essas imagens são criadas em pequena escala e em baixa resolução.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas