Dall-E 2, conheça a IA que transforma imagem em textos

Google também desenvolveu uma ferramenta parecida chamada "Imagen"
dall-e 2
imagem: OpenAI/Reprodução

Na última semana o Twitter foi tomado por uma série de imagens produzidas automaticamente pelo Dall-E 2 Mini, uma inteligência artificial capaz de gerar imagens a partir de simples descrições de texto.

O Dall-E 2 Mini, hospedado gratuitamente na plataforma colaborativa Hugging Face, é uma versão menos potente do Dall-E 2, capaz de gerar imagens com uma qualidade assustadora.

Até o momento, a ferramenta está aberta apenas para alguns pesquisadores e utiliza uma tecnologia chamada IA generativa, que permite a criação das imagens. Normalmente, IAs são utilizadas apenas para consultas de coisas já existentes, mas no caso do Dall-E, é utilizada uma enorme quantidade de informações conhecidas pelo modelo para gerar imagens inéditas ou criar variações de imagens já existentes.

A partir da descrição de texto, a IA analisa milhões de imagens com legendas semelhantes ao texto escrito pelo usuário, busca padrões e tenta entender quais imagens se encaixariam melhor na descrição de texto. A partir disso, a IA utiliza os padrões identificados para gerar novas imagens.

O Dall-E 2 foi apresentado ao mundo em abril deste ano e, algumas outras empresas de tecnologia passaram a investir também em seus próprios algoritmos geradores de imagem, como o Google e seu “Imagen”, que funciona como o projeto da OpenAI, sendo capaz de gerar quase todo o tipo de imagem com uma breve descrição em texto.

A IA foi desenvolvida pela OpenAI, empresa especializada em soluções de inteligência artificial, financiada pelo bilionário Elon Musk.A empresa é famosa também pelo GPT-3, capaz de criar textos de marketing automaticamente com poucas instruções.

O acesso ao Dall-E 2 ainda é restrito restrito, mas é possível testar gratuitamente o Dall-E 2 Mini, que não é tão poderoso e nem tão preciso, mas gera imagens muito engraçadas e divertidas. Para usar basta clicar neste LINK!

Também é possível ver toda a capacidade de criação da IA no perfil do Twitter “Weird Dall-E Generations”, que compila uma série de imagens inusitadas geradas pelo Dall-E, que vão de banheiro gamer a Freddy Mercury comendo miojo em uma máquina de lavar.

Veja mais notícias sobre inteligência artificial:

Onde a inteligência artificial realmente importa – e onde ela é supérflua

Brasileira faz primeira simulação de buraco negro usando inteligência artificial

Inteligência artificial promete revolucionar a moda do mercado fitness

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas