Dance Diffusion: conheça o algoritmo capaz de compor música a partir de descrições
Na medida em que a tecnologia vai avançando, ferramentas e algoritmos revolucionários surgem com uma enorme frequência. Há alguns meses os algoritmos geradores de imagens baseados em descrição de textos ganharam a atenção do mundo, mas agora, uma nova tendência parece ter roubado os holofotes e está impressionando o mundo da tecnologia.
A Harmonai em parceria com a Stability AI, startup responsável pelo sistema de inteligência artificial que gera imagens a partir de textos Stable Diffusion, está apostando em um novo produto, o Dance Diffusion, algoritmo e ecossistema de recursos capaz de criar músicas utilizando um banco com dados de músicas existentes.
O sistema é conhecido como sistema de difusão, porque é capaz de gerar novos dados após “aprender” com um conjunto de informações e, neste caso, os dados produzidos são os clipes de músicas, o grande foco e elemento responsável pela fama do algoritmo.
Atualmente, o algoritmo está em fase de testes e no momento apresenta algumas limitações. Por enquanto, o algoritmo é capaz de criar apenas alguns poucos segundos de clipes de músicas, mas já apresenta um conjunto muito interessante de possibilidades que podem ser amplamente utilizadas pela indústria da música em um futuro próximo.
O Dance Diffusion não é o primeiro algoritmo com este fim. A Open AI, que você deve conhecer pelo DALL-E 2, famoso por criar imagens baseadas em descrição de texto, anunciou o Jukebox, um algoritmo que necessita apenas da descrição de especificação de gênero, artista e um pequeno trecho de letra para gerar uma música completamente do zero.
Assim como o Dance Diffusion, o Jukebox não é capaz de criar músicas com estruturas muito próximas da realidade, já que ainda faltam elementos como motivos melódicos e refrões que se repete, mas atinge um resultado muito surpreendente se levarmos em consideração que um algoritmo foi responsável pela obra.