Dançou, mas cobrou: Nelly Furtado pede direitos autorais por “Lovezinho”

Nelly Furtado notificou a brasileira Treyce sobre os direitos autorais do hit “Lovezinho”, que usa o sample de “Say It Right”, hit da canadense de 2007
Lovezinho
Imagem: Reprodução/TikTok

Recentemente, a cantora Nelly Furtado apareceu dançando a coreografia de “Lovezinho”, música de Treyce que viralizou após uma dancinha feita por Xurrasco. A canção usa o sample de “Say It Right”, de 2007. Com o sucesso, a canadense não perdeu tempo e cobrou os direitos autorais do hit. 

whatsapp invite banner

Segundo informações do site G1, a editora de Nelly fez contato com os músicos brasileiros responsáveis pela canção para pedir os direitos. A mensagem da empresa que cuida das obras de Furtado chegou para Wallace Kemps Benvindo Macedo, o DJ WK, compositor principal da música da Treyce, logo depois do Carnaval.

Acordo em andamento

Ao G1, WK disse que está aberto a ceder uma parte da composição aos autores de “Say It Right”, no caso Nelly Furtado e os produtores norte-americanos Timbaland e Danja. A editora Sony, que cuida dos direitos da cantora na música, disse que o pedido por um acordo partiu da própria artista.

O DJ brasileiro considera que uma fatia justa para os estrangeiros seria 20% da autoria, mas a negociação ainda está acontecendo entre as empresas que administram os artistas. WK afirma que não fica chateado com a necessidade de acordo e considera importante que seu trabalho tenha se propagado. Ele também é coautor do hit “Fé”, da Iza.

A porcentagem de 20% citada por ele é a mesma de outro caso famoso em que brasileiros usaram uma melodia estrangeira sem autorização. 

A música “Coração Cachorro”, hit da dupla Ávine Vinny e Matheus Fernandes, foi acusada de plágio pelo cantor britânico James Blunt. A canção tinha a melodia e mesmo “uivo” no refrão da música “Same Mistake”. Após um acordo amigável, os brasileiros cederam 20% da obra para James Blunt.

Vale destacar que quem administra a parte de Treyce na composição é a editora M13. Para o G1, Mailson Ribeiro, dono da empresa, confirmou que o acordo está sendo feito, e também não vê problemas em deixar uma parte dos direitos aos autores de “Say it right” pela melodia do refrão.

@nellyfurtadoofficial

#duet with @Vanessa Lopes 🥳 #brazil #lovezinho

♬ Lovezinho – Treyce

“Lovezinho” é embalada pelo ritmo de arrochadeira, mistura baiana do arrocha com a swingueira. A música foi lançada em julho de 2022, no entanto, só estourou no início de 2023. A canção foi feita em parceria entre o DJ WK, que fez a maior parte da canção, e Treyce ajudou a finalizar a letra.

Como “Lovezinho” viralizou?

Depois que o influencer Xurrasco — que tem mais de 4 milhões de seguidores entre Instagram e no TikTok –, fez uma coreografia sem pretensão, e viralizou com um vídeo dançando a faixa, “Lovezinho” caiu na boca do povo e subiu nas paradas durante o Carnaval. 

@xurrasco_021

#eutreyce #lovezinho

♬ Lovezinho – Treyce

Treyce e Xurrasco, inclusive, estudaram juntos na mesma escola, no Colégio Estadual Collecchio, em Bangu, mas nunca se falaram. O som viralizou ainda mais quando o jogador Neymar comemorou um gol do PSG fazendo a coreografia.

“Eu tenho a consciência de que sem ele a música não teria andado assim. Foi um ajudando o outro. Fico feliz por ele estar realizando meus sonhos e os sonhos deles”, contou Treyce ao site G1.

Atualmente, “Lovezinho” ocupa a primeira posição no Spotify Viral Brasil, além do segundo lugar no TOP 50 Brasil da plataforma e sétima colocação no Top 50 Viral Mundo. O hit ganhou remix dos funkeiros Kevinho e Tainá Costa, mas é a versão original que continua subindo e já ultrapassou os 18 milhões de streams. 

No YouTube, o áudio da canção acompanhado da foto de Treyce ultrapassou a marca de 17 milhões de visualizações. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=ndUy45x88E8

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas