Dar descarga com tampa abaixada é mais higiênico? Veja o que diz a ciência
A prática de dar descarga com a tampa do vaso abaixada pode não ser eficaz na prevenção da dispersão de vírus pelo ambiente do banheiro. Um estudo recente revelou que partículas virais podem ser liberadas mesmo com a tampa do vaso fechada. Confira abaixo!
Publicado em 24 de janeiro na revista científica American Journal of Infection Control (AJIC), o estudo conclui, antes de mais nada, que a única forma de diminuir a presença de partículas virais é desinfectando o vaso sanitário.
Segundo os pesquisadores, dar descarga cria uma nuvem de aerossol. Ela consegue se dispersar por mais de 1,5 metro. E transporta micróbios como a bactéria E. coli ou vírus presentes no sistema digestivo do usuário do vaso.
Estudos anteriores já haviam sugerido que o dar descarga com a tampa abaixada reduziria o risco de propagação de bactérias. A pesquisa indica que isso não se aplica a vírus, que são consideravelmente menores.
Os pesquisadores usaram um vírus que não afeta os humanos para chegar a conclusão. Infectando vasos sanitários, deram descarga e coletaram amostras da água, além de superfícies do banheiro, como o chão e as paredes.
O experimento foi conduzido tanto sanitários residenciais quanto público, mas a eficácia de dar descarga com tampa abaixada foi analisada apenas em ambientes residenciais, já que vasos sanitários em banheiros públicos nos EUA geralmente não possuem tampa.
Nas casas, independentemente da tampa estar aberta ou fechada, não houve diferença estatística significativa na quantidade de vírus encontrados nas superfícies do sanitário ou no chão ao redor. Assim, a contaminação das paredes foi mínima, enquanto a do assento sanitário foi mais elevada.
Por fim, os resultados do estudo indicaram que dar descarga com a tampa do vaso abaixada não altera a disseminação de partículas virais.