As imagens incríveis do planeta-anão Ceres enviadas pela sonda Dawn
A sonda Dawn, da NASA, capturou imagens incríveis do planeta anão Ceres, incluindo a cratera Occator e seus pontos brilhantes. Estas são as fotos mais detalhadas que temos de lá até o momento.
• Alguma coisa estranha está fazendo as crateras do planeta anão Ceres desaparecerem
• Os pontos brilhantes no planeta-anão Ceres são mais misteriosos do que se pensava
Durante a última órbita da sonda – a quinta desde que chegou ao Ceres em 2015 – ela ficou a apenas 1.480 km do planeta anão. Além da proximidade, a posição do sol e o ângulo em que estava ajudaram a capturar as imagens. As fotos oferecem uma nova perspectiva de Ceres e da estranha geologia responsável por suas características únicas.
Uma das áreas mais brilhantes de Ceres está na cratera Occator, um buraco que tem 92 quilômetros de extensão e 4 quilômetros de profundidade. Os astrônomos acreditam que o material brilhoso contido no centro da cratera seja composto por sais que foram deixados por alguma forma de água salgada vindas de um oceano subterrâneo. Essa água teria congelada e depois sublimada – ou seja, passado diretamente do estado sólido para vapor. Um impacto de um asteroide pode ter desencadeado afloramento do líquido.
[galeria_embeded]
Clique aqui para ver as imagens em tamanho ampliado.
Os cientistas da NASA também liberaram uma foto colorida que reproduz a forma com que os olhos humanos veriam o planeta anão. Com a ajuda do Centro Aeroespacial Alemão, a equipe da Dawn capturou imagens da primeira órbita da sonda em 2015 e calculou a forma que Ceres reflete diferentes comprimentos de onda de luz. Não é uma imagem com cores reais, mas é bem próximo de como nossos olhos o enxergariam.
A partir de agora, a Dawn irá realizar sua sexta órbita em Ceres, que atingirá altitude de mais de 7.200 quilômetros. Nesta fase, a sonda irá refinar dados que foram coletados anteriormente, principalmente os que estão relacionados com a superfície.
[NASA]