De “Game of Thrones” a “Euphoria”: 12 artistas que têm família brasileira

Conheça grandes nomes do cinema e da TV que nasceram no Brasil, ou foram criados no país ou até mesmo são filhos de brasileiros. Confira a lista!
brasileira
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Bruna Marquezine está dando o que falar no filme “Besouro Azul” da DC. Na trama, ela interpreta Jenny Kord, par romântico do protagonista Jaime Reyes (Xolo Maridueña). No trailer recém divulgado, Bruna teve muito destaque — inclusive dublou a versão brasileira.  

No entanto, ela não é a única brasileira que abafa em Hollywood. Diversos artistas que estrelaram produções estrangeiras, tanto na TV ou cinema, são nascidos no Brasil, ou então filhos de brasileiros.

Pensando nisso, separamos abaixo 12 artistas que têm um pezinho no nosso país. Confira:

Yaya DaCosta

View this post on Instagram

A post shared by Yaya (@yayadacosta)

O sobrenome já diz tudo, né? A atriz Yaya DaCosta é conhecida por viver a April, de “Chicago Med”, além do papel principal em “Our Kind of People”, da Fox. A artista nasceu em Nova York em 1982, e ficou conhecida por sua participação no reality show America’s Next Top Model. 

Com descendência brasileira, a atriz é fluente em português, francês e espanhol e formada em Estudos Africanos e Relações Internacionais na Universidade Brown. Ela teve passagens em musicais da Broadway e na série “Ugly Betty”, além de atuar em filmes como “Vem dançar” (2008) e “O Mordomo” (2013).

Barbie Ferreira

Outra atriz que tem o sobrenome bem comum no Brasil é a Barbie Ferreira. Nome em ascensão em Hollywood, a atriz já conquistou dois papéis de peso ao estrelar o filme “Desgrávida” (2020) e, claro, viveu Kat Hernandez em duas temporadas de “Euphoria”. Recentemente estrelou o filme de 2020 “Unpregnant” e fez uma aparição no terror de Jordan Peele “Não! Não Olhe!”.

Nascida no Queens, em Nova York, Barbara Linhares Ferreira tem origem e cidadania brasileiras. A jovem começou a carreira profissional em meados de 2017, mas ficou conhecida realmente pelo papel de Kat em 2019. A atriz é filha de brasileiros por parte de mãe. Ela frequentemente interage com os fãs do Brasil nas suas redes sociais, conversando normalmente em português – até mesmo com sotaque mineiro, algo que ela diz que puxou da avó.

Camila Mendes

Apesar de ter nascido no estado da Virgínia, nos EUA, Camila Mendes é filha de um casal brasileiro — chegou a morar no Brasil por um tempo quando era pequena. Consequentemente, a atriz fala português fluente e, segundo a própria, tenta se manter conectada com a cultura brasileira – seja voltando frequentemente ao país, ou em grupos de WhatsApp da família.

Camila Mendes é conhecida por viver Veronica Lodge em “Riverdale”, e também estrelou comédias como “O Encontro Perfeito” (2019) e “Palm Springs” (2020).

Lino Facioli

Lino Facioli ficou conhecido durante “Game of Thrones” por interpretar o pequeno maníaco Robin Arryn no seriado da HBO. O ator é brasileiro, nascido em Ribeirão Preto (SP), mas se mudou com a família para a Inglaterra, aos 4 anos. Além de GoT, o artista também contracenou com Tim Roth e Cillian Murphy em “Quebrado”. 

Alfred Enoch

Outro britânico com ascendência brasileira é Alfred Enoch, que ficou conhecido por viver Dean Thomas na saga “Harry Potter” — com aparições em todos os filmes desde o primeiro. O ator também viveu Wes Gibbins, de “How To Get Away With Murder”. Ele nasceu no Reino Unido, mas é filho de brasileiro, tem nacionalidade brasileira e até fala português com sotaque carioca.

Além de Harry Potter, também estrelou a minissérie “Tróia: A Queda de Uma Cidade” e atualmente pode ser visto em “Fundação”. Recentemente, também fez seu primeiro papel em uma produção brasileira. Estrelou “Medida Provisória” (2020) ao lado de Taís Araújo e Seu Jorge, com direção de Lázaro Ramos.

Kaya Scodelario

E não faltam britânicos nessa lista, né? Kaya Scodelario, conhecida por “Maze Runner”, nasceu em Londres, no Reino Unido, mas toda a família do lado materno é da cidade de Itu, no interior de São Paulo. Seus pais são separados. A atriz, criada pela mãe, aprendeu a falar português. Por conta disso, é muito comum vê-la dando entrevistas em português.

O primeiro papel da atriz foi em “Lunar”, filme que marcou a estreia do diretor Duncan Jones. No entanto, foi com Effy na série britânica “Skins” que deu destaque. De lá para cá, atuou na saga “Maze Runner”, “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”, “Predadores Assassinos” e “Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City”. 

Mia Goth 

Com o nome completo dela é Mia Gypsy Mello da Silva Goth. Impossível não falar que Mia Goth é brasileira. Queridinha de filmes bizarros e de terror, a atriz nasceu no Reino Unido, mas veio para o Brasil com sua família com apenas alguns meses de vida. Ficou por aqui até os cinco anos de idade. Ela é neta da também atriz brasileira Maria Gladys. 

Após um breve período como modelo na adolescência, Goth fez sua estreia no cinema em “Nymphomaniac”. Desde então, nunca mais parou. Atuou em projetos igualmente tensos, como “O Sobrevivente” (2015), “A Cura” (2016) e “Suspiria: A Dança do Medo” (2018).

Morena Baccarin

Uma das atrizes brasileiras de maior sucesso em Hollywood é Morena Baccarin. Nascida no Rio de Janeiro, morou a maior parte de sua vida nos Estados Unidos. Por isso, toda sua carreira se desenvolveu no exterior. Seu currículo é marcado por papéis especialmente relevantes para a cultura pop, como de Inara Serra em “Firefly”, Adria em “Stargate SG-1”, Anna em “V: Visitantes”, e Vanessa nos filmes de “Deadpool”.

Morena também deu voz às personagens como a Canário Negra e Talia Al-Ghul em animações da DC Comics, além de viver a doutora Leslie Thompkins na série “Gotham”. Em contrapartida, Também é a voz da inteligência artificial Gideon em “The Flash”.

Henry Zaga

Nascido em Brasília, Henry Zaga ganha cada vez mais espaço em Hollywood. Desde seu primeiro papel aos 22 anos, em 2015, ele estrelou somente produções estrangeiras. Seu trabalho mais recente foi como namorado de Tony da primeira temporada de “13 Reasons Why”.

O ator também já trabalhou em “The Mysteries of Laura”, “Gatunas”, “The Stand”, “Teen Wolf”, “X-Men: Novos Mutantes”, e ainda está na série “Quem É Você, Alasca?”, além do mais recente “Depois do Universo”, da Netflix.  

Maiara Walsh

Maiara Walsh é filha de mãe brasileira. Nasceu nos Estados Unidos, mas se mudou para São Paulo onde ficou dos dois aos 11 anos de idade. Aos 19, conseguiu um papel recorrente na comédia “Cory na Casa Branca”, em que viveu Meena Paroom na série do Disney Channel. Depois, também participou de “Desperate Housewives” e viveu Mia Valdez em “The Last Ship”.

Jordana Brewster

Apesar de nascida no Panamá, a própria Jordana Brewster se considera meio brasileira. A atriz é  filha de Maria João Leão de Sousa, ex-modelo Sports Illustrated Swimsuit brasileira e Alden Brewster, um banqueiro de investimento americano. Ela deixou o Panamá quando tinha dois meses de vida foi para Londres, onde morou seis anos. 

Posteriormente, Jordana se mudou para o Rio de Janeiro onde viveu dos seis aos dez anos. Finalmente, foi morar em Nova York. Apesar da distância, a atriz se considera meio norte-americana e meio brasileira e até hoje fala português fluentemente. 

O principal papel de Jordana é como Mia Toretto, a irmã do personagem de Vin Diesel em “Velozes e Furiosos”. Escalada logo no primeiro filme, de 2001, se mantém presente na franquia até hoje. Além disso, estrelou “O Massacre da Serra Elétrica: O Início” e a série de TV “Máquina Mortífera”.

Hayley Bieber

Por fim, quem também tem sangue brasileiros na veia é a modelo Hailey Bieber, esposa do canadense Justin Bieber. Nascida em Tucson, nos Estados Unidos,  ela e a irmã mais velha Alaia Baldwin são filhas do ator Stephen Baldwin — o mais novo dos irmãos Baldwin –, e da designer gráfica brasileira Kennya Deodato. 

Além de filha, ela também é neta de brasileiros. Seu avô é o pianista e grande arranjador Eumir Deodato. Por isso, Hailey sempre que pode exalta suas raízes brasileiras, seja comendo pratos típicos do nosso país, ou em tatuagens. Em uma entrevista ao apresentador James Corden, mostrou que sabe frases em português, como “cala boca e me beija”.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas