De olho em eleições, Spotify faz campanha de engajamento político

Iniciativa do Spotify quer incentivar o voto de jovens nas eleições intermediárias dos EUA, agendadas para 8 de novembro. Mas o projeto também visa apoiar podcasts de política no mundo todo
De olho em eleições, Spotify faz campanha de engajamento político
Imagem: Haithem Ferdi/Unsplash/Reprodução

O Spotify retomou sua campanha “Play Your Part” (“faça sua parte”, na tradução livre), iniciativa para incentivar que eleitores criem seus próprios podcasts sobre política. 

A medida antecede as eleições de meio mandato nos EUA, marcadas para 8 de novembro. O pleito renova o Congresso, as assembleias legislativas locais e os governadores de 36 dos 50 estados do país. 

Segundo o streaming de áudio, milhões de usuários já receberam incentivos para votar em suas eleições locais na França, Alemanha e, inclusive, o Brasil através do “Play Your Part”.

“Enquanto os EUA se aproximam de um ciclo eleitoral de meio de mandato, estamos mais uma vez incentivando os ouvintes a fazerem ouvir suas vozes através do poder do voto e apoiando artistas e funcionários que desejam fazer o mesmo”, disse a plataforma de streaming.  

Para incentivar o voto, o Spotify criou um salão virtual. Ali artistas e podcasters convidados poderão chamar seus fãs e conversar sobre política e as eleições. Os participantes receberão ativos personalizados e sem marca para usar em suas próprias plataformas. 

Outra medida foi a construção de um hub de recursos personalizado. Ali, os ouvintes poderão usar as ferramentas Ballot Ready, que detalha cada um dos candidatos norte-americanos, e Turbo Vote, para informações gerais da votação a eleitores novatos. 

O Spotify também disse que vai trabalhar com podcasts norte-americanos como “Call Her Daddy” e “Not Past It” para incentivar os ouvintes a votarem. 

A plataforma criou uma lista de reprodução original chamada “Focus on the Midterms” (Foco nas Intermediárias, na tradução literal). “[O objetivo é] ajudar a manter os eleitores concentrados enquanto estudam suas cédulas”, disse o Spotify. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas