De Uberaba para a Times Square: quem é o trio negro de rock Black Pantera

A banda é composta por Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo "Pancho" Augusto. Todos são negros e usam temas como política, racismo e discriminação em geral em suas letras. Conheça mais!
Black Pantera
Imagem: Reprodução/Instagram

Pintou novidade das boas na cena musical brasileira! A banda de metal Black Pantera, de Uberaba, em Minas Gerais, apareceu recentemente em um outdoor na Times Square, em Nova York. A conquista do trio negro de rock faz parte da campanha do YouTube “Black Voices” junto do lançamento do novo single “Legado”, para o Dia da Consciência Negra.

Nas redes sociais, o grupo compartilhou o feito. “Das ruas do Parque São Geraldo e da Abadia em Uberaba diretamente para os outdoors na Times Square em New York. ‘Ascensão’, nosso ‘Legado’. Muito obrigado YouTube Black Voices. Histórico, Preto, Poderoso”. Veja:

https://www.instagram.com/p/ClOi0Nzurfo/?utm_source=ig_web_copy_link

Mas quem é esse trio negro de rock pesado? O Black Pantera é uma banda de crossover thrash (mistura de mais de um gênero musical) formada em Uberaba, Minas Gerais, em 2014. É composta por Charles Gama, Chaene da Gama e Rodrigo “Pancho” Augusto. Todos são negros e o grupo aborda temas como política, racismo e discriminação em geral em suas letras.

O nome do grupo é inspirado no partido revolucionário norte-americano Panteras Negras, criado em 1966 para combater a opressão ao povo negro. Influenciados por Bad Brains, Rage Against the Machine, Motorhead, James Brown, Tupac, entre outros, seu som tem elementos de thrash metal, hardcore punk e crossover thrash.

Eles se apresentaram em festivais como o Afropunk e o Download Festival, além de terem aberto shows de ou tocado com bandas como Dead Fish, System of a Down, Slayer, Project46, O Rappa e Sepultura. Além disso, já se apresentaram na Colômbia, França, Itália e Estados Unidos.

Black Pantera

Imagem: Reprodução/Instagram

“Ascensão” é o título do terceiro álbum do trio, lançado em março deste ano. Com um repertório bem engajado e com foco na luta e conquistas do povo preto, o projeto incluiu músicas como “Delírio coletivo”, “Eles que lutem”, “Estandarte” (gravada com o grupo Tuyo) e “Fogo nos racistas”.

Já o single mais recente, intitulado de “Legado”, foi idealizado e gravado para o Dia da Consciência Negra. Na canção, eles reforçam o compromisso com a luta antirracista, além de exaltar com orgulho as conquistas do povo negro, e cita na letra nomes como Malcom X (1925 – 1965), Martin Luther King Jr. (1929 – 1968) e o líder negro brasileiro Zumbi dos Palmares (1655 – 1695).

Recentemente o grupo se apresentou no Rock in Rio, em setembro, e no Primavera Sounds, em novembro, e já está anunciado para o Lollapalooza 2023. Também foram indicados a Melhor Grupo do Ano no Prêmio Multishow. Ouça o último single lançado pelo Black Pantera e conheça o trabalho da banda:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas