Cultura

De “WALL-E” a “Blade Runner 2049”: 5 filmes sobre IA para assistir já

Uso de inteligência artificial foi uma das demandas das greves de Hollywood em 2023 e é um tema recorrente em algumas ficções. Confira mais!
Pixar/Reprodução

O avanço — e a falta de regulamentações — sobre o uso da inteligência artificial levanta debates e protestos no mundo cinematográfico. E algumas produções já retrataram isso. Vamos conferir abaixo os filmes sobre IA.

A IA foi uma das demandas cobradas pelas greves dos roteiristas e dos atores em Hollywood no ano passado. No caso dos atores, a IA emperrou as negociações já que o sindicato pretendia limitar o consentimento para uso da tecnologia a apenas uma obra.

Os estúdios, por sua vez, queriam a liberação para toda uma franquia.

Recentemente, Taylor Swift foi vítima de um vídeo feito com deepfake para induzir a um falso sorteio.

No mundo da ficção, a tecnologia desenfreada foi abordada. Confira 5 filmes sobre IA:

WALL-E

A animação da Pixar e da Disney de 2008 mostra um planeta Terra vazio. Sem humanos e sem nenhuma espécie de planta, o que significaria uma chance de sobrevivência. Toda a população foi para o espaço viver até achar um sinal de que a Terra poderia voltar a ser seu lar.

Quando Eva encontra o robozinho WALL-E e tem a resposta, o piloto automático Auto tenta sabotar o retorno.

O filme está disponível no Disney+.

Ex_Machina: Instinto Artificial 

A história mostra o jovem programador Caleb (Domhnall Gleeson), que vai passar uns dias na casa do dono da empresa em que trabalha, Nathan Bateman (Oscar Isaac). Mas a visita é, na verdade, um teste onde Caleb é a cobaia de Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial.

A direção é de Alex Garland. O filme está disponível para alugar no Prime Video.

Matrix

O revolucionário filme de Lana Wachowski e Lilly Wachowski não apenas impactou o início dos anos 2000, mas também apresentou uma sociedade em que a IA controla sua liberdade.

Isso através de Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos como fonte de energia. 

Quando Thomas Anderson (Keanu Reeves) questiona esse sistema, ele é apontado como Neo, o único capaz de enfrentar Matrix.

O filme ganhou mais três longas: “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions”, de 2003, e “Matrix: Resurrections”, de 2021.

O primeiro “Matrix” está disponível na HBO Max.

“O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”

O segundo longa da franquia com Arnold Schwarzenegger mostra que a tecnologia pode ser vir para o bem e proteger os humanos — ao menos na ficção.

Quando um modelo robô igual ao modelo T-800 vem do futuro para proteger a criança (Edward Furlong),  tudo parece se ajeitar. Porém, o mais avançado android existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), também vai atrás da criança para matá-la.

O filme está disponível no Prime Video e no Globoplay.

“Blade Runner 2049”

O filme estrelado por Ryan Gosling como o caçador de replicantes foragidos. Ele acaba descobrindo que a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho.

A reprodução entre os replicantes pode ser uma ameaça aos seres humanos e agora o personagem de Ryan Gosling — que tem a amante holográfica Joi (Ana de Armas) deve matar o filho de Rachel. 

O filme tem direção de Denis Villeneuve, o mesmo da franquia “Duna”.

Ah, e vale o registro: o filme de 1982, de Ridley Scott, também aborda a tecnologia.

“Blade Runner 2049” está disponível na Netflix.  

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas