Decepção: 5 games que floparam em 2024
Jogos desenvolvidos por grandes estúdios nem sempre são sinônimo de sucesso. É comum que os games triplo A recebam grandes investimentos no desenvolvimento para oferecer recursos e mecânicas modernas, mas os custos não param por aí. Os gastos em marketing e divulgação também são fundamentais para gerar interesse no projeto.
Infelizmente, nem sempre a arrecadação com vendas após o lançamento faz juz à qualidade do game ou ao empenho dos profissionais nos projetos.
Na realidade, quanto maior o investimento em um jogo eletrônico, maiores são os riscos de um desempenho de vendas aquém do esperado. Felizmente, na maioria das vezes, o retorno financeiro é satisfatório, o que garante o emprego dos profissionais envolvidos e, em alguns casos, até sequências nos anos seguintes.
Infelizmente, 2024 não foi um ano muito fácil para a indústria dos games, que sofreu com demissões em massa e também com fracasso financeiro de alguns games muito aguardados pelo público. Confira a seguir os principais fracassos financeiros da indústria dos games em 2024 :
Games 2024 – Final Fantasy VII Rebirth
Considerado um dos melhores jogos do ano e muito elogiado pelo primor técnico e narrativo, “Final Fantasy VII Rebirth”, não vendeu como a Square Enix esperava. As informações disponíveis sobre o desempenho comercial do game revelam que ele vendeu cerca de 50% menos que seu antecessor “Final Fantasy VII Remake”, que dá início à trilogia.
A empresa anunciou em uma conferência de apresentação de resultados que o lançamento de “Final Fantasy XVI”, que também não vendeu bem, pode ter interferido nas vendas de “FFVII Rebirth”. O game foi lançado cerca de 6 meses antes e, esta estratégia de lançamentos muito próximos pode ter contribuído para a canibalização das vendas.
Prince of Persia: The Lost Crown
A Ubisoft passa por um momento bastante conturbado internamente. A empresa coleciona fracassos comerciais com lançamentos de jogos considerados de baixa qualidade.E que acabam impactando também no desempenho de vendas de títulos considerados “acima da média”, como é o caso de “Prince of Persia: The Lost Crown”.
Mesmo sendo considerado um dos melhores lançamentos recentes da publisher francesa, o jogo não alcançou um boa performance de vendas. Embora a empresa ainda tenha planos de explorar a franquia “Prince of Persia” no futuro, a equipe responsável por “The Lost Crown” foi dissolvida recentemente, o que encerra a possibilidade de uma sequência.
Hellblade 2
Um dos jogos mais aguardados do ano era “Senua’s Saga: Hellblade 2”, que prometia ser um dos favoritos às principais premiações da indústria. Tem uma gameplay baseada em uma narrativa bem escrita e gráficos deslumbrantes. Embora tenha recebido algumas avaliações positivas, as vendas foram bem aquém do esperado.
Um dos fatores que podem ter impactado negativamente nas vendas é o preço, que muitos jogadores consideram ser muito alto para uma campanha que dura cerca de oito horas. Para se ter uma ideia do desempenho comercial ruim, uma semana após seu lançamento o jogo tinha vendido apenas 60 mil cópias no Steam, número considerado extremamente baixo.
Star Wars: Outlaws
Ambientado no universo de “Star Wars”, o game era ao lado de “Assassin’s Creed Shadows”, adiado para o ano que vem, uma das principais apostas da Ubisoft. No entanto, após o lançamento, uma série de problemas técnicos em gameplay e gráficos fizeram o título virar um dos grandes memes do ano.
Como se não bastassem os problemas no jogo, as vendas também foram bem abaixo do esperado para um projeto de alto orçamento. E que, além do custo de desenvolvimento, exigiu que a Ubisoft desembolsasse verbas para pagar a licença da marca, que pertence à Disney.
Concord
“Concord” protagonizou o maior fracasso comercial do ano. O Shooter publicado pela Sony já demonstrava problemas para atrair jogadores interessados na fase beta. O que acabou se agravando após o lançamento do título, que recebeu críticas negativas e foi considerado bastante “genérico” por muitos reviews.
Após duas semanas no ar, o título foi removido para uma reavaliação interna que poderia resultar em sua disponibilização gratuita. No entanto, no final de outubro, a Sony anunciou o encerramento definitivo do game, assim como o fechamento dos estúdios responsáveis pelo seu desenvolvimento.