DeepL, inteligência artificial de tradução instantânea, já vale US$ 1 bilhão
A DeepL, uma startup de tradução instantânea com base em inteligência artificial, promete ser uma alternativa aos tradutores já disponíveis no mercado — mas com um funcionamento menos “robotizado”.
A DeepL não terá vida fácil, já que está inserida em um mercado concorrido, com empresas gigantescas e consolidadas no mercado da tecnologia, como Google e Microsoft. Agora, a empresa com sede em Colônia, na Alemanha, confirmou a captação de cerca de US$ 1 bilhão em uma rodada de financiamento.
A companhia oferece seu tradutor, principalmente, para empresas de grande e médio porte. Os fundos arrecadados com o investimento devem ser utilizados para expandir o escopo de organizações atendidas pela startup, viabilizar o atendimento a demandas de entidades maiores e também bem investir em outros tipos de serviços.
O modelo de machine learning da empresa foi treinado com banco de dados de mais de um bilhão de traduções e consultas. O algoritmo é executado por um supercomputador que, processa todas as traduções requisitadas, continua aprendendo e melhorando os resultados entregues para os usuários.
O DeepL é uma serviço interessante e funciona de maneira muito parecida com outros tradutores populares. A interface é bem simples de utilizar, basta colar a palavra, frase ou texto do lado esquerdo, que a plataforma irá oferecer uma tradução instantânea. Além disso, os usuários podem avaliar se gostaram ou não da tradução. O simples fato de tocar nos ícones de positivo ou negativo fornecerá um feedback que ajudará o modelo a continuar evoluindo.
Em comparação com o Google Tradutor, por exemplo, o DeepL consegue sintetizar mais alguns trechos, o que facilita o entendimento, enquanto o concorrente da Alphabet tende a ser um pouco mais literal em alguns casos, o que acaba gerando alguns trechos desnecessariamente confusos. Esse é o grande mérito do DeepL, que mesmo não tendo ainda ainda muita popularidade, já é uma ameaça aos concorrentes consolidados no munod da tecnologia.
O DeepL ainda possui aplicativos para Windows, Android e iOS, úteis para quem não deseja utilizar a ferramenta somente no navegador. Mesmo que seja destinado às empresas, pessoas físicas podem utilizá-lo. No momento, o DeepL possui um plano gratuito, que pode ser usado por qualquer usuário, e também assinaturas pagas, com recursos premium, voltado para corporações.