Tecnologia

DeepSeek anuncia gerador de imagens rival do DALL-E 3

Novo modelo é capaz de superar modelos rivais
Imagem: YouTube/Reprodução

Após viralizar com seus modelos open source de baixo custo, a DeepSeek anunciou um novo modelo de inteligência artificial (IA) para geração de imagens. A ferramenta chega ao mercado para rivalizar com plataformas como DALL-E 3 e Stable Diffusion.

Assim como outros modelos apresentados pela chinesa, o Janus-Pro supera seus concorrentes em aspectos importantes, como desempenho, qualidade e precisão na renderização de conteúdos. Além disso, especialistas destacam sua arquitetura inovadora — chamada de “estrutura autorregressiva” — que separa o processo de geração em etapas.

O gerador de imagens chega em um momento em que a startup chinesa está muito em alta após seu aplicativo de IA superar o ChatGPT em downloads e liderar entre os apps gratuitos melhor avaliados da App Store. A plataforma vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo inteiro, incluindo no Brasil.

A chinesa também criou o modelo em código aberto. Isso significa que pesquisadores e desenvolvedores de todo o planeta podem oferecer suas contribuições para o desenvolvimento. Por enquanto, a ferramenta de geração de imagens ainda não está disponível para o público, mas pode ser testada através do Hugging Face.

DeepSeek sacode mundo IA

O fato de seus modelos terem sido treinados com uma fração do custo dos desenvolvidos por empresas norte-americanas, acabou provocando um rebuliço no mercado IA. Isso encorajou investidores a questionar os investimentos bilionários que as big techs realizam para treinar seus próprios sistemas de inteligência artificial.

O chamado “efeito DeepSeek” provocou perdas de valor de mercado na casa de US$ 1 trilhão entre as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Assim, coloca a China de uma vez por todas no páreo como uma das potências na pesquisa e desenvolvimento de IA — mesmo em meio a restrições de acesso tecnologias mais modernas no processo de treinamento.

Aliás, a Nvidia, principal fornecedora de hardware para treinamento de IA do planeta, foi uma das empresas que mais sentiram o impacto. Estima-se que a empresa sozinha perdeu o equivalente a US$ 600 bilhões em valor de mercado e agora tenta se recuperar da queda histórica.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas