Hypado em 2022, OpenAI decreta o fim do gerador de imagens DALL-E 2
A OpenAI bloqueou a compra de créditos para a geração de imagens no Dall-E 2. A medida marca mais uma etapa no fim silencioso da ferramenta, que foi uma das primeiras alimentadas por inteligência artificial a ganhar repercussão mundial.
A plataforma de IA generativa fez bastante sucesso em 2022 com sua capacidade de criar imagens “realistas” com base em comandos de texto. Hoje, isso está longe de ser uma novidade, mas o modelo impressionou bastante por criar representações inusitadas após receber prompts de poucas palavras.
Recursos de inteligência artificial já estão presentes em smartphones, computadores e até TVs. Há dois anos, no entanto, os modelos de IA, sobretudo os de criação de imagens, não eram tão populares, o que começou a mudar com algumas soluções inovadoras — como o DALLE-2.
Inteligência artificial decifra parte de papiro da Antiguidade
Dell projeta futuro em que todo PC terá inteligência artificial
Mais recentemente, a versão foi superada com a chegada do novo DALL-E 3, que é mais potente e entrega resultados com maior qualidade. Mesmo apresentando alguns erros em algumas imagens, eles são menos perceptíveis e, às vezes, são identificados apenas por um olhar um pouco mais atento.
No início, as ferramentas de geração de imagem eram vistas com bastante entusiasmo, principalmente, por profissionais criativos. Havia um otimismo em relação às possíveis aplicações da tecnologia no mercado de trabalho, mas logo especialistas levantaram algumas preocupações sobre as implicações da tecnologia na sociedade.
Novo momento das imagens com IA
Questões envolvendo direitos autorais e uso indevido da imagem de terceiros têm fomentado discussões sobre a regulamentação da inteligência artificial. Casos mais graves, como o de adolescentes que tiveram fotos íntimas falsas geradas por colegas de escola com o auxílio de IA, intensificaram ainda mais as discussões sobre os impactos da inteligência artificial na vida das pessoas.
A indústria está em constante evolução e a tendência é que o nível de realismo das imagens geradas por IA aumente. Recentemente, o mundo ficou impressionado com o Sora, ferramenta da OpenAI que cria vídeos com base em descrições de texto, mas que, devido a suas possíveis impactos negativos na sociedade, não será liberado para o público geral.