“Estamos chocados e com uma tristeza esmagadora com a morte prematura de nosso querido amigo, membro da família e colega de banda.”

Foi assim que os colegas de Depeche Mode começaram a nota de falecimento do tecladista Andrew Fletcher, integrante e fundador da precursora banda de synthpop britânica, aos 60 anos, ontem, na Inglaterra. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O comunicado segue dizendo que Fletcher “tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada. Nosso coração está com sua família e pedimos que vocês os mantenha em seus pensamentos e respeite sua privacidade neste momento difícil”. Fletcher era fanático por futebol, principalmente pelo Chelsea.

 

Depeche Mode é um colecionador de hits, como “Just Can’t Get Enough”, “Enjoy The Silence”, “Strangelove”, “Personal Jesus” entre outros. Eles entraram para o Hall da Fama do Rock And Roll em 2020.

Andrew John Leonard Fletcher era inglês da cidade de Nottingham onde viveu a infância. Nos anos 1970, se mudou para Basildon, Essex, e conheceu Martin Gore e Vince Clarke. Juntos, montaram a banda Composition Of Sound, que logo em seguida virou Depeche Mode com a entrada do cantor Dave Gahan.

O quarteto investiu na música eletrônica com pegada pop e estourou nas paradas britânicas com o single “Just Can’t Get Enough” em 1981. Logo depois, Vince Clarke deixou o grupo e montou bandas como Yazoo e Erasure. Em seu lugar entrou Alan Wilder, que ficou no Depeche até 1995.

Desde então, a banda seguiu como um trio. Foi com essa formação (Gore, Gahan e Fletcher) que excursionaram no Brasil pela última vez em 2018 na turnê do álbum “Spirit”.

O show em São Paulo foi no Allianz Parque para cerca de 30 mil pessoas com mais de duas horas de duração. Fletcher era o integrante mais sossegado do grupo, ficando no canto do palco em seu teclado enquanto Dave Gahan fazia a integração com a plateia. Martin Gore, principal compositor da banda, se encarregava também dos instrumentos orgânicos.

Confira o grupo no clipe de “Enjoy The Silence”.