Depeche Mode anuncia a morte do tecladista Andrew Fletcher, aos 60 anos

Banda eletrônica britânica publicou nota nas redes sociais dizendo que "Fletch tinha um verdadeiro coração de ouro". Veja mais sobre sua carreira
Imagem: Instagram/Depeche Mode

“Estamos chocados e com uma tristeza esmagadora com a morte prematura de nosso querido amigo, membro da família e colega de banda.”

Foi assim que os colegas de Depeche Mode começaram a nota de falecimento do tecladista Andrew Fletcher, integrante e fundador da precursora banda de synthpop britânica, aos 60 anos, ontem, na Inglaterra. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O comunicado segue dizendo que Fletcher “tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada. Nosso coração está com sua família e pedimos que vocês os mantenha em seus pensamentos e respeite sua privacidade neste momento difícil”. Fletcher era fanático por futebol, principalmente pelo Chelsea.

 

Depeche Mode é um colecionador de hits, como “Just Can’t Get Enough”, “Enjoy The Silence”, “Strangelove”, “Personal Jesus” entre outros. Eles entraram para o Hall da Fama do Rock And Roll em 2020.

Andrew John Leonard Fletcher era inglês da cidade de Nottingham onde viveu a infância. Nos anos 1970, se mudou para Basildon, Essex, e conheceu Martin Gore e Vince Clarke. Juntos, montaram a banda Composition Of Sound, que logo em seguida virou Depeche Mode com a entrada do cantor Dave Gahan.

O quarteto investiu na música eletrônica com pegada pop e estourou nas paradas britânicas com o single “Just Can’t Get Enough” em 1981. Logo depois, Vince Clarke deixou o grupo e montou bandas como Yazoo e Erasure. Em seu lugar entrou Alan Wilder, que ficou no Depeche até 1995.

Desde então, a banda seguiu como um trio. Foi com essa formação (Gore, Gahan e Fletcher) que excursionaram no Brasil pela última vez em 2018 na turnê do álbum “Spirit”.

O show em São Paulo foi no Allianz Parque para cerca de 30 mil pessoas com mais de duas horas de duração. Fletcher era o integrante mais sossegado do grupo, ficando no canto do palco em seu teclado enquanto Dave Gahan fazia a integração com a plateia. Martin Gore, principal compositor da banda, se encarregava também dos instrumentos orgânicos.

Confira o grupo no clipe de “Enjoy The Silence”.

Paulo Cesar Martin

Paulo Cesar Martin

Vive e trabalha para ter futebol, música, comida, cachorros e amigos. Ex-TV Globo, UOL, Trivela, Conrad, Folha de S. Paulo e Notícias Populares.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas