Depois do TikTok, ReelShort ameaça ser nova febre da internet dos EUA

Aplicativo de microsséries, ReelShort apareceu entre os mais baixados na loja de aplicativos do iPhone (iOS) nos Estados Unidos. Vai ser o novo app queridinho?
ReelShort (Imagem: Bruno De Blasi/Giz Brasil)
ReelShort (Imagem: Bruno De Blasi/Giz Brasil)

Uma certeza: o TikTok virou uma febre global nos últimos anos. Agora, porém, uma outra plataforma chinesa está atraindo os holofotes, especialmente nos Estados Unidos: o ReelShort.

É o que conta uma reportagem da Folha de S.Paulo. Na segunda-feira (4), o jornal contou que a plataforma de entretenimento ultrapassou o TikTok na App Store em 11 de novembro.

Diante disso, o ReelShort angariou o maior número de downloads na loja de aplicativos do iPhone naquele período. Segundo o jornal, o aplicativo estreou fora da China em meados de 2022. Hoje, a plataforma está disponível em diversos países, inclusive no Brasil, para celulares Android e iPhone (iOS).

Mas uma pergunta fica no ar: o que esse aplicativo traz de diferente? Para começo de conversa, os dois compartilham a característica de oferecer vídeos curtos aos usuários. Mas o novo serviço vai além.

Como o ReelShort funciona?

O novato, que também foi criado na China pelo grupo COL, concentra microsséries. Ao acessá-lo, o usuário conta com um catálogo já estruturado para assistir rapidamente. Ou seja, não se trata de uma rede social propriamente dita, mas uma plataforma de streaming.

Para usar, você pode criar uma conta com o seu login do Facebook, Google ou TikTok. Além disso, os vídeos são exibidos na vertical, para torná-los mais intuitivos no celular.

Dentro do catálogo, há várias séries curtas divididas em pílulas. No título “Fatal Attraction: The Hybrid Princess”, por exemplo, há 57 vídeos de cerca de dois minutos.

A grande questão é que nem todos os episódios estão liberados. No caso da série supracitada, há apenas cinco capítulos e o trailer liberados. Para assistir aos demais, é preciso comprar o vídeo em questão.

Os valores, no entanto, não são fixos. Em um episódio, por exemplo, a plataforma ofertou 69 moedas. Já em outro, era preciso pagar 57 moedas para conferir o conteúdo.

Por fim, as moedas precisam ser adquiridas em recargas. Nesta quarta-feira (6), o aplicativo oferecia 500 moedas por R$ 25,99. Também tinha pacotes maiores, como 10.000 moedas com mais 10.000 de bônus por R$ 519,99.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas