Tecnologia

Dona do TikTok freia divisão de games e anuncia demissão em massa

Divisão de games da ByteDance, a Nuverse, deve perder cerca de 1.000 funcionários e diminuir consideravelmente suas operações
Imagem: Divulgação/Nuverse

Em 2021, a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, começou a investir pesado no segmento de games, ameaçando o reinado de outras gigantes asiáticas, como MiHoyo e Tencent. No entanto, a empresa decidiu por diminuir consideravelmente sua divisão de jogos nesta semana.

A Nuverse, como é chamada a divisão, que publica os jogos “Marvel Snap”, sofrerá uma redução significativa nas operações e, de acordo com informações da Bloomberg, deve perder aproximadamente 1.000 funcionários. Além disso, a divisão comunicou à equipe que interromperá o desenvolvimento de quase todos os projetos que estão em andamento. 

As demissões começaram na última segunda-feira (27) e vieram a público pela agência de notícias Reuters, que também relatou que a ByteDance encerraria sua divisão de games definitivamente. No entanto, a empresa deve continuar com parte da equipe.

Aparentemente, a companhia está planejando gastar seus recursos apenas nos projetos com propostas mais inovadoras. No entanto, também existe possibilidade de a empresa também focar em projetos menores oferecidos dentro do Douyin, como o TikTok é conhecido na China.

Investimento não se pagou

O estúdio foi uma das maiores prioridades da gigante chinesa, recebendo alguns investimentos pesados, como a aquisição do estúdio Moonton, baseado em Xangai. De acordo com as informações disponíveis sobre a transação, o negócio girou em torno de US$ 4 bilhões (R$ 20 bilhões).

Agora, a empresa está considerando vender o estúdio, além do controle de jogos populares como “Crystal of Atlan”, “Earth: Revival”, “One Piece: The Voyage” e “Dragonheir: Silent Gods”. A Nuverse continuará oferecendo suporte aos jogos, mas a ByteDance deve negociá-los em breve com outras publicadoras.

Embora há dois anos atrás a empresa estivesse certa sobre o investimento no mercado de games, a aprovação de legislações recentes para a regulamentação do mercado de videogames na China têm feito os analistas projetarem um crescimento mais lento para a indústria como um todo.

O governo chinês tem demonstrado preocupações com a saúde psicológica de crianças e adolescentes. Por este motivo, estabeleceu novas regras que acabaram dificultando a operação de muitas empresas do segmento no país.

Apesar de o governo estar flexibilizando as regras para a atuação das companhias no setor, as restrições nas operações impostas no passado devem se refletir por mais um tempo no mercado de games e podem ter encorajado a ByteDance a diminuir seus investimentos na indústria dos jogos.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas