Derretimento da Antártica pode desacelerar corrente oceânica dramaticamente, diz relatório

Os efeitos do aquecimento global na Antártica podem impedir o oceano de absorver gás carbônico, intensificando ainda mais as mudanças climáticas
Derretimento da Antártica desacelera corrente oceânica dramaticamente, diz relatório
Imagem: Long Ma/Unsplash/Reprodução

Os fluxos de águas profundas que impulsionam as correntes oceânicas podem diminuir em 42% até 2050. O problema está ligado aos efeitos do aquecimento global na Antártica, segundo sugere um estudo publicado na revista Nature.

whatsapp invite banner

Segundo cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a culpa é das mudanças climáticas, que estão promovendo o derretimento de geleiras e aumentando a quantidade de água doce no oceano. 

Há uma explicação. O movimento descendente de água salgada, fria e densa em direção ao fundo do mar na região antártica impulsiona parcialmente as correntes oceânicas da Terra.

No entanto, conforme as calotas polares derretem e enchem o oceano de água doce, a água do mar se torna menos salgada e densa, levando a uma diminuição do movimento descendente.

Isso é bastante negativo pois as correntes oceânicas carregam calor, oxigênio e nutrientes ao redor do globo. Basicamente, uma série de fatores que permite a evolução da vida no planeta.

Além disso, há a questão do carbono. O oceano é capaz de absorver dióxido de carbono da atmosfera. Porém, há um limite de absorção. Se a água não circular, o carbono ficará parado e não será possível absorver mais do poluente, intensificando o aquecimento global.

Para chegar a tais conclusões, os cientistas realizaram simulações com base na queima de combustíveis fósseis vista atualmente. Eles acreditam que os impactos na produtividade da superfície terrestre começarão a ser observados em algum momento entre 2050 e 2100.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas