Descoberta caverna na Lua que pode ser habitada por humanos; confira detalhes
Pela primeira vez na história, foi descoberta uma caverna na Lua em um poço natural na superfície lunar. O local fica próximo de onde os astronautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong pousaram na Lua, há 55 anos.
Segundo cientistas italianos da Universida de Trento, que publicaram a descoberta em um estudo nesta segunda-feira (15), a caverna pode ser ideal para os humanos construírem uma base permanente na Lua.
A caverna fica na região conhecida como Mar da Tranquilidade, a 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11, e surgiu após o colapso de um tubo de lava.
Os cientistas analisaram dados de radares do Orbitador de Reconhecimento Lunar da NASA e compararam os resultados com outros tubos de lava da Terra.
A caverna fica no poço mais profundo da Lua, que, assim como outros poços na Lua, surgiram de tubos de lava.
Os dados dos radares revelaram apenas a parte inicial da caverna descoberta na Lua, de acordo com os cientistas. Eles estimam que essa parte tenha 45 metros de largura e 80 metros de comprimento, ficando 150 metros abaixo da superfície.
Base permanente em caverna na Lua
“Cavernas na Lua eram um mistério por mais de 50 anos. Portanto, foi emocionante conseguir provar a existência de uma dessas cavernas”, afirmam os pesquisadores de Trento.
A descoberta dos cientistas sugere que pode haver centenas de cavernas na Lua e milhares de tubos de lava. O estudo afirma que a caverna na Lua pode ser um local “promissor para uma base lunar, já que oferece abrigo contra as condições difíceis da superfície da Lua”.
Desse modo, astronautas se protegeriam dos raios cósmicos e da radiação solar de maneira natural.
Além disso, a base na caverna da Lua pode servir para explorações lunares com durações mais longas.
Contudo, o desafio é construir ambientes habitáveis do zero, algo que demandaria um tempo considerável, segundo os pesquisadores.