Descoberta na Turquia as esculturas narrativas mais antigas do mundo
Arqueólogos descobriram em Sayburç, no sudeste da Turquia, as possíveis esculturas narrativas mais antigas já conhecidas, feitas em um banco neolítico de 11 mil anos. A informação foi divulgada pelo Dr. Özdoğan na revista Antiquity. As escavações tiveram início em 2021.
O banco tem duas cenas esculpidas que mostram pessoas interagindo com animais. Em uma cena, um homem entre leopardos segura seu pênis, já a segunda mostra um homem agachado tocando um chocalho em frente a um touro.
As escavações também descobriram edifícios residenciais e uma grande estrutura comunitária com bancos de pedra, que pode ter servido como ponto para reuniões ou rituais. Os pesquisadores acreditam que as cenas narrativas no banco podem retratar personagens históricos ou figuras míticas tradicionais da comunidade.
Abaixo de uma vila moderna na província de Sanliurfa, o local foi habitado durante o Período Neolítico, no 9º milênio aC, quando as pessoas mudaram de um estilo de vida móvel de caçadores para a agricultura.
“Evidências arqueológicas podem fornecer algumas informações sobre as tradições de sociedades passadas, mas evidências mais claras raramente sobrevivem, então essa descoberta é emocionante. Sayburç tem evidências muito claras a esse respeito e tem o potencial de nos dizer muito sobre o Neolítico”, pontuou Özdoğan.