_Ciência

Descobertas 2 mil múmias de carneiros no templo de Ramsés 2°

Além dos crânios de carneiros, arqueólogos também encontraram no Egito restos de ovelhas, cães, cabras e outros animais

Descobertas 2 mil múmias de carneiros no templo de Ramsés 2°, no Egito

Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

Arqueólogos da Universidade de Nova York, nos EUA, encontraram mais de duas mil cabeças de carneiros mumificadas no Templo de Ramsés II em Abydos, no sul do Egito. O Ministério do Turismo e Antiguidades do país anunciou a descoberta no último sábado (25).

Além dos crânios de carneiros, a equipe também recuperou múmias de ovelhas, cães, cabras, vacas, gazelas e mangustos. A escavação revelou ainda uma estrutura com paredes de aproximadamente cinco metros de espessura feitas de tijolos de barro, que datava de 4,2 mil anos atrás, durante a 6ª dinastia.

De acordo com os cientistas, as cabeças de carneiro podem ter sido usadas no passado como oferendas a Ramsés II, que governou o Egito por cerca de 60 anos. O achado sugere que o faraó continuou sendo reverenciado mesmo 1.000 anos após sua morte. 

Ainda segundo os pesquisadores, os povos antigos descartaram todos os crânios ao mesmo tempo, e não em momentos distintos ao longo dos anos. Além disso, foram deliberadamente postos no templo. O significado por trás da ação não está claro.

Havia também no local uma série de estátuas, papiros, restos de árvores centenárias, roupas e sapatos de couro. Um dos itens que mais chamou a atenção, no entanto, foi um pequeno sino de bronze em excelente estado — incluindo o badalo. A equipe sugere que ele tenha sido usado para marcar o rebanho. 

A cidade de Abydos é uma das mais antigas do Egito, com seu sítio arqueológico sendo considerado um dos mais ricos do país. A equipe trabalha na região desde 2008 e acredita que muitas pesquisas ainda são necessárias para encontrar explicações para as últimas descobertas.

Sair da versão mobile