_Tecnologia

Desenvolvedor acusa Steam de banir jogos feitos por IA

Plataforma de venda de games alegou que uso de artes geradas por inteligência artificial podem caracterizar violação de direitos autorais

Desenvolvedor acusa Steam de banir jogos feitos por IA

Imagem: Unsplash/Reprodução

Um desenvolvedor afirmou no Reddit que a loja de games Steam baniu a publicação de seu jogo por conter artes feitas com IA (Inteligência Artificial). Na mensagem enviada pela empresa, ela afirmou que sua plataforma não permite títulos que violem direitos autorais. Na prática, isso abre mais uma aba na polêmica envolvendo artes feitas com IA.

No post publicado pelo usuário potterharry97, ele alega que seu game ainda estava em uma versão inicial, com alguns desenhos tendo sido “obviamente feitos por IA”. Após revisar o produto, a Steam respondeu que “enquanto a propriedade intelectual desse tipo de arte gerada por IA não for definida, não poderemos lançar seu jogo com esses ativos presentes no jogo”.

Em seguida, o desenvolvedor teria modificado as artes manualmente para tirar os sinais de que foi criada por um computador. No entanto, a Steam rejeitou novamente a inclusão do jogo em sua plataforma após detectar que o material foi gerado por inteligência artificial.

Steam diz que está aprendendo

Apesar da empresa ser bastante clara quanto à proibição de conteúdo de propriedade de terceiros em seu programa para desenvolvedores, a Steam afirmou não ser contra o uso de IA em games.

Em uma rara declaração pública dada ao site Eurogamer, a plataforma afirmou que está continuamente aprendendo sobre maneiras como a inteligência artificial pode ser usada no desenvolvimento de games e softwares.

“Sabemos que essa é uma tecnologia em constante evolução, e nossa intenção não é a de desencorajar seu uso no Steam; ao contrário, estamos trabalhando para que ela seja integrada à nossa política atual de revisão de produtos”, diz a nota. “Nosso processo de revisão é um reflexo das atuais leis de direitos autorais, sem uma camada extra de nossa opinião. Assim que essas leis e políticas evoluírem com o tempo, nosso processo também evoluirá.”

Apesar disso, alguns games à venda na Steam possuem componentes gerados por IA. Dentre eles, está o “High On Life”, dos criados do desenho “Rick e Morty”. As artes do jogo foram feitas à mão. Porém, elas foram renderizadas no Midjourney AI para darem uma sensação de estranheza. Além disso, os produtores do game revelaram que algumas vozes da dublagem foram criadas usando inteligência artificial.

Polêmica envolve artes geradas por IA

Desde que ferramentas de geração de imagens feitas por IA começaram a se popularizar, há um amplo debate sobre o quanto essas criações violam os direitos do artista original. Esses modelos utilizam uma quantidade gigantesca de dados disponíveis na internet para reconhecer padrões e aprender a entregar resultados mais precisos.

Em janeiro, um coletivo de artistas entrou com uma ação na Justiça dos EUA contra empresas que geram imagens com inteligência artificial. Isso inclui a Stability AI, Midjourney e DeviantArt. O coletivo alega que elas se beneficiam financeiramente do uso de suas artes captadas sem autorização. Ou seja, vai contra as leis de proteção de propriedade intelectual do país.

Apenas recentemente governos estão tentando criar formas de regular o uso de dados por modelos de inteligência artificial. Em junho, a União Europeia aprovou uma primeira versão de um projeto nesse sentido. Porém, a sanção definitiva deve acontecer apenas no final de 2023. No Brasil, um projeto de lei semelhante ainda está na fase de debate no Senado.

Sair da versão mobile