Designer brasileiro aponta suposto plágio em novo pôster de “Pânico 6”
A Paramount começou 2023 com alguns problemas legais. Depois de ter sido processado pelos atores de “Romeu e Julieta” (1968), o estúdio recebeu reclamações de um designer brasileiro, Gil Marcel Cordeiro. O artista declarou, no Instagram, que o novo pôster de “Pânico 6” é similar à sua obra, publicada em 3 de dezembro do ano passado.
“Nos últimos dias, mergulhei numa ideia que tive, para um cartaz de #Scream6, que já estou morrendo de vontade de ver”, escreveu Cordeiro ao anunciar o trabalho. “Como a trama do novo filme vai se passar em Nova York, trabalhei com o conceito de um mapa de metrô. As linhas coloridas que se espalham pelo terreno representam a storyline dos 5 filmes, com frases e citações memoráveis distribuídas pelo caminho”, explicou.
No pôster oficial, a imagem, publicada nas redes sociais da franquia, mostra seis linhas de transporte que, interligadas, formam os contornos da máscara do serial killer Ghostface. “Pânico 6” estreia 10 de março nos EUA, e é ambientado na cidade americana.
O designer disse não estar acusando a Paramount de plágio, mas ressaltou as semelhanças entre as peças. “É apenas uma questão de constatar o quanto as duas peças são similares em vários níveis e aspectos, o que afasta a possibilidade de se afirmar que seria apenas uma mera coincidência, ou um curioso caso de escolhas criativas aleatórias durante uma campanha de marketing”, pontuou.
Cordeiro também revelou não ter recebido nenhum contato dos estúdios de “Pânico 6”. Entretanto, ele se diz aberto ao diálogo.
Confira os pôsteres de Gil e da Paramount lado a lado: